A Universidade Estadual de Montes Claros pode se tornar uma parceira estratégica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Governo de Minas Geraisno fomento à educação superior, com a oferta de cursos profissionalizantes, de graduação e de pós-graduação. As diretrizes apresentadas pelo Ministério propõem a oferta dos cursos de educação a distância (EaD), com prioridade para ações inovadoras nas áreas de Alternativas Energéticas e de Saúde.

O assunto foi tema de reunião do reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, com pró-reitores, diretores de Centro e chefes de departamento das áreas relacionadas, na tarde de sexta-feira (19/2), no campus-sede.

Na oportunidade, ele divulgou as proposições apresentadas na semana anterior, em Belo Horizonte, durante encontro que teve com o chefe de gabinete do MCTI, professor Carlos Augusto de Azevedo, com o subsecretário de Estado de Ensino Superior, Márcio Rosa Portes – da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) – e com o reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), professor Dijon Moraes Júnior e representantes de outros organismos estaduais.

“O objetivo tanto do Ministério como do Governo de Minas está em oportunizar o acesso ao ensino superior com projetos diferenciados e, necessariamente, as propostas devem estar vinculadas à Educação a Distância”, explicou reitor. Segundo ele, o chamamento atesta “o reconhecimento oficial à expertise da Unimontes na EaD”, com 17 anos ininterruptos de atividades e resultados bem sucedidos desde então.

COMO SERÁ

reuniao MCTI1Como primeiro passo para a possibilidade de realização dos cursos, os professores dos departamentos de Ciências da Computação, de Enfermagem e de Ciências Exatas – com o suporte das pró-reitorias de Ensino e de Planejamento, Gestão e Finanças e do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) – serão responsáveis para a elaboração dos projetos dos cursos. Os recursos para a realização das atividades poderão ser repassados pelo Governo Federal.

As propostas, por sua vez, serão também analisadas pela equipe do Centro de Educação a Distância (CEAD) da Unimontes para a análise das plataformas, metodologias e legislações compatíveis com a oferta destes cursos. O prazo para elaboração e análise é de 30 dias até o encaminhamento dos projetos para o MCTI e a Sectes.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com base em demandas apresentadas pelo Governo de Minas, sugere a promoção de cursos de formação, treinamento e capacitação em Alternativas Energéticas. Primeiramente, serão priorizadas as energias Fotovoltaica e Eólica – cursos descentralizados e presenciais, inclusive com a utilização de laboratórios itinerantes.

Na área da saúde, a sugestão que também inclui o MCTI e o Ministério da Educação, é para a oferta de cursos de Técnicos em Enfermagem, Vigilância em Saúde, Agente de Saúde, inclusive com a adoção de laboratórios itinerantes. O Ministério identificou a tendência do Norte de Minas para estas áreas, mas com necessidade inicial de formação dos recursos humanos.

“Destacamos a percepção do Governo de Minas ao abrir espaço para a Unimontes na discussão de propostas inovadoras, com possibilidade de serem ofertadas em nível nacional, inclusive no projeto da Universidade Indígena do Brasil”, finalizou o reitor.