A meta é reduzir risco obstétrico e salvar vidas

A Maternidade do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai implantar o curso ALSO- Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia. A iniciativa tem como objetivo capacitar os profissionais da unidade para aperfeiçoar o atendimento das urgências e emergências obstétricas, reduzindo o risco obstétrico e salvando vidas.

O curso será ministrado nos 15 e 16 de abril, com aulas teóricas (no auditório do hospital) e atividades práticas (no Centro Ambulatorial Tancredo Neves/CAETAN). As ações são coordenadas pela professora e médica ginecologista Flávia Silveira Nobre (diretora da Maternidade do HU-Unimontes), pela servidora Arlenes Soares Silva (coordenadora administrativa) e pela socióloga Theresa Raquel Bethônico Corrêa Martinez (responsável pela logística do evento).

Denominado Advanced Life Support Obstecture (Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia), o Curso ALSO foi desenvolvido pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, e administrado pela Academia Americana de Médicos de Família (AAFP). O curso é referência na área da saúde, com o propósito de capacitar profissionais na prática das melhores evidências científicas para aperfeiçoar o uso do risco obstétrico nos atendimentos de urgência e emergência maternas.

De acordo com o superintendente do Hospital Universitário, Carlos Eduardo Mendes D’Angelis, o curso será um grande diferencial para atuação da equipe da maternidade do HU – Unimontes. “O curso tem como o objetivo principal treinar e capacitar a equipe da maternidade do Hospital Universitário. Para isso, foram selecionados 21 médicos e enfermeiros para receber esse treinamento e implantar o sistema de forma eficiente e resolutiva impactando diretamente na melhoria e qualidade do atendimento humanizado à população”, assegura o superintendente.

Após as aulas, os participantes do curso serão submetidos a uma prova prática – se aprovados, eles receberão um certificado de conclusão fornecido pela Also – Brasil, com validação de dois anos.

Referência regional

A maternidade do Hospital Universitário da Unimontes é referência regional na área, cumprindo todas as exigências do Ministério da Saúde e alcançando os indicadores de qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é detentora do título de “Maternidade Segura” e recebeu o Prêmio “Galba de Araújo”, distinções obtidas conta de sua atuação e qualificação do seu corpo clínico e equipe de colaboradores. O HU-Unimontes também recebeu o título de “Hospital Amigo da Criança”.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes