A meta é reduzir risco obstétrico e salvar vidas

A Maternidade do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai implantar o curso ALSO- Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia. A iniciativa tem como objetivo capacitar os profissionais da unidade para aperfeiçoar o atendimento das urgências e emergências obstétricas, reduzindo o risco obstétrico e salvando vidas.

O curso será ministrado nos 15 e 16 de abril, com aulas teóricas (no auditório do hospital) e atividades práticas (no Centro Ambulatorial Tancredo Neves/CAETAN). As ações são coordenadas pela professora e médica ginecologista Flávia Silveira Nobre (diretora da Maternidade do HU-Unimontes), pela servidora Arlenes Soares Silva (coordenadora administrativa) e pela socióloga Theresa Raquel Bethônico Corrêa Martinez (responsável pela logística do evento).

Denominado Advanced Life Support Obstecture (Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia), o Curso ALSO foi desenvolvido pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, e administrado pela Academia Americana de Médicos de Família (AAFP). O curso é referência na área da saúde, com o propósito de capacitar profissionais na prática das melhores evidências científicas para aperfeiçoar o uso do risco obstétrico nos atendimentos de urgência e emergência maternas.

De acordo com o superintendente do Hospital Universitário, Carlos Eduardo Mendes D’Angelis, o curso será um grande diferencial para atuação da equipe da maternidade do HU – Unimontes. “O curso tem como o objetivo principal treinar e capacitar a equipe da maternidade do Hospital Universitário. Para isso, foram selecionados 21 médicos e enfermeiros para receber esse treinamento e implantar o sistema de forma eficiente e resolutiva impactando diretamente na melhoria e qualidade do atendimento humanizado à população”, assegura o superintendente.

Após as aulas, os participantes do curso serão submetidos a uma prova prática – se aprovados, eles receberão um certificado de conclusão fornecido pela Also – Brasil, com validação de dois anos.

Referência regional

A maternidade do Hospital Universitário da Unimontes é referência regional na área, cumprindo todas as exigências do Ministério da Saúde e alcançando os indicadores de qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é detentora do título de “Maternidade Segura” e recebeu o Prêmio “Galba de Araújo”, distinções obtidas conta de sua atuação e qualificação do seu corpo clínico e equipe de colaboradores. O HU-Unimontes também recebeu o título de “Hospital Amigo da Criança”.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba