O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCHI), em parceria com o Escritório da Qualidade (EQ) do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), apresentou o Protocolo de Condutas – Acidentes com Material Biológico. O objetivo é definir condutas e orientar a abordagem aos profissionais na ocorrência de acidente no âmbito hospitalar, o que deve ser aplicado por todos os servidores como normatização do atendimento aos profissionais de saúde que se acidentam com materiais desta natureza.
A médica infectologista Cláudia Rocha Biscotto coordenou os trabalhos. Ela considera a normatização como essencial, especialmente por evidenciar o cuidado com o profissional de saúde. O foco principal do protocolo é a segurança com a pessoa, que por alguma razão se acidentou com material biológico proveniente de algum paciente, e tem, com a aplicação correta e imediata do protocolo, minimizados os riscos de adquirir doenças contagiosas pelo contato.
“Torna-se essencial a participação no treinamento de todos os profissionais que assistem pacientes, para que eles possam conhecer os riscos de sua atividade e os procedimentos a serem realizados caso seja vítima de um acidente com material biológico”, afirma Cláudia.
Denise Carneiro, gerente do EQ, explana que “as exposições ocupacionais a materiais biológicos potencialmente contaminados são um sério risco aos profissionais em seus locais de trabalho”, afirma. Estudos desenvolvidos nesta área mostram que os acidentes envolvendo sangue e outros fluídos orgânicos correspondem às exposições mais freqüentemente relatadas.