Com apresentações da Orquestra Experimental de Câmara da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e do Grupo Lírico Bezzi, vinculado ao Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez (CELF), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou, no início da noite de segunda-feira (12/05), sessão especial em homenagem à professora Marina Lorenzo Fernandez. Fundadora do CELF e da Faculdade de Educação Artística (Faceart), atual Departamento de Artes da Unimontes, ela morreu no dia 25 de janeiro último, aos 98 anos. A reunião foi no plenário Juscelino Kubitschek e transmitida ao vivo pelo canal TV Assembleia.

Presenças

O evento teve as presenças do ex-reitor da Unimontes e atual provedor do Hospital Aroldo Tourinho (HAT), professor Paulo César Gonçalves de Almeida, e de docentes da instituição de ensino superior. Falaram sobre a trajetória de Marina Lorenzo Fernandez os presidente e vice da AL de Minas, respectivamente deputados Tadeu Martins Leite e Leninha, autora do requerimento, além da professora aposentada da Unimontes, Maria Antonieta Fernandez Silva e Silvério, filha da homenageada.

Orquestra

A Orquestra Experimental de Câmara da Unimontes foi fundada em 2023 por iniciativa da professora Maristela Cardoso Mata, chefe do Departamento de Artes da Universidade, que também atua como maestrina da orquestra e coordenadora do projeto. Composta por 15 integrantes, a orquestra é vinculada ao Departamento de Artes e integra um projeto de extensão universitária apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes.

Trajetória

Marcada pelo idealismo, sensibilidade e profundo amor à cultura, à música e às artes, a professora Marina Helena Lorenzo Fernandez foi fundadora e primeira diretora da Faculdade de Educação Artística (Faceart), unidade da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), criada em 1986 e posteriormente incorporada ao Centro de Ciências Humanas (CCH) da atual Unimontes. Atualmente, esse centro oferece os cursos de Artes Visuais, Música e Teatro.

Com dinamismo e espírito visionário, em 1960, a professora Marina fundou o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, nomeado em homenagem ao seu pai, o maestro e compositor Oscar Lorenzo Fernandez. Com sede em Montes Claros e unidade em Bocaiuva, o Conservatório tem sido fundamental para a formação e valorização de centenas de talentos artísticos e musicais, muitos dos quais descobertos sob a inspiração e orientação da professora Marina Lorenzo Fernandez.

Relacionadas

Encontro com Comunicadores: Reitor destaca a importância da imprensa e anuncia curso de Inteligência Artificial e reedição de livro sobre a história de Montes Claros
Unimontes oferece vagas para disciplinas especiais no Mestrado e Doutorado em Geografia
CIMAMS, Receita Federal, Unimontes e Prefeitura de Montes Claros promovem I Seminário Regional sobre Reforma Tributária e seus Impactos na Arrecadação Municipal
Unimontes recebe inscrições e submissões de trabalhos para a XVII Mostra Científica de Administração
Prazo para submissão de trabalhos da Mostra Científica de Administração é prorrogado
Uniopen – Unimontes Aberta para Todos: a festa do saber