“Universidade, Sociedade e Políticas Públicas”. Este será o tema central do 11º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (Fepeg), principal evento acadêmico da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). As inscrições para submissão de trabalhos serão recebidas a partir de segunda-feira (4/9) e prosseguem até 30 de setembro. O site oficial – www.fepeg.unimontes.br – será disponibilizado para as inscrições a partir do primeiro dia do prazo.

O professor Paulo Eduardo Gomes de Barros, pró-reitor adjunto de Extensão e coordenador geral do Fepeg, destaca que, com a discussão do tema a instituição coloca em debate não somente as questões de interesse da comunidade acadêmica, mas da população em geral.

“Com esta temática pretende-se abrir espaço para que as políticas públicas, já existentes ou em fase de elaboração, sejam discutidas dentro do âmbito universitário, com destaque para o papel da responsabilidade social da Universidade enquanto formadora de profissionais comprometidos com a sociedade”, afirma o coordenador.

Na programação do 11º Fepeg estão previstas as sessões de apresentação de trabalhos científicos, palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino, extensão e de pós-graduação produzidas por professores e acadêmicos da Unimontes e de inúmeras instituições públicas e privadas do Estado de Minas Gerais.

“Compreendemos que a Universidade tem papel fundamental não somente na discussão de temas relativos ao ensino superior, mas também na proposição de políticas públicas que garantam cidadania às pessoas”, observa o professor Paulo Eduardo. Ele lembra que a Unimontes, por meio dos seus departamentos, já promove debates de assuntos como os direitos das mulheres e das crianças e dos adolescentes. “O objetivo é tornar discussão mais ampla durante o Fórum”, observa.

A expectativa da Unimontes é de reunir um público superior à edição do evento de 2016, que reuniu cerca de 4 mil participantes, entre professores, pesquisadores, acadêmicos, do campus-sede e das demais unidades da Unimontes, além representantes de outras universidades. Durante o Fepeg, também será realizado o seminário do Programa de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid), desenvolvido pela Universidade em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

OFICINAS

Os candidatos a oferta de minicursos e oficinas no Fepeg já podem se inscrever junto à coordenação do evento. Para isso, deverão se informar pela internet: https://fepeg.infobitsunimontes.com.br/submeter/programacao