A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai aumentar as oportunidades para que seus alunos possam realizar cursos de Mandarim (idioma oficial chinês) e de Tai Chi Chuan, além de cursos de intercâmbio.  A perspectiva de ampliação da parceria foi discutida nesta quinta-feira (12/9), durante visita à Reitoria pela representante do Instituto Confúcio, professora Cheng Jin.

Professora Cheng Jin (c) e os professores Marcos Fábio Martins e Maria Ângela Figueiredo, coordenadora do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Institucional (Fotos: Andrey Librelon)

Vinculado ao Ministério da Educação da China e sediado em Pequim, o Instituto Confúcio tem como objetivo promover a língua e a cultura chinesa, facilitando o intercâmbio com outras instituições pelo mundo. Por meio de parceria com o instituto e com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Unimontes já oferece os cursos de Mandarim e de Tai Chi Chuan.

A representante chinesa participou de encontro com a coordenadora do Núcleo de Intercâmbio e de Cooperação Internacional (NIC) da Unimontes, professora Maria Ângela Figueiredo Braga e com professores e acadêmicos inseridos no programa. Esteve presente o professor Marcos Fábio Martins Oliveira, do Departamento de Economia, pesquisador das relações Brasil-China e que promoveu a articulação para facilitar o intercâmbio.

O encontro foi realizado na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria da Unimontes, onde, na mesma data, o reitor Antonio Alvimar Souza e a vice-reitora Ilva Ruas Abreu e outros integrantes da gestão superior da universidade receberam o cônsul-geral da China no Brasil, Li Yang.

O cônsul-geral ressaltou a importância do Instituto Confúcio na promoção da língua e da cultura chinesa. Na mesma oportunidade, o reitor Antonio Alvimar Souza afirmou que a proposta da Unimontes é fortalecer a parceria com o Instituto Confúcio, abrindo novas perspectivas de intercâmbio para seus acadêmicos.

Nesse sentido, o cônsul enalteceu o interesse de que o instituto chinês venha ampliar as ações conjuntas com a Universidade Estadual de Montes Claros. Atualmente, a Unimontes conta com 34 alunos matriculados no curso de Mandarim. A professora Cheng Jin explicou como é o processo de seleção dos alunos para a realização de intercâmbio no país oriental. O candidato deve, primeiramente, realizar o curso de mandarim e ser submetido a teste do idioma da China.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025