O semestre letivo da Universidade Estadual de Montes Claros começa nesta segunda-feira (23/2), com aulas para 8.482 acadêmicos matriculados nos cursos regulares ministrados no campus-sede e nos 12 campi do Norte e Noroeste de Minas e Vale do Jequitinhonha – além dos núcleos de Joaíma e Pompéu.

Deste total, segundo dados da Secretaria Geral da Unimontes, 934 são “calouros” aprovados nas últimas edições do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES/2014) e no 1º Processo Seletivo/2015, realizados em novembro e dezembro, respectivamente. Em alguns cursos, a entrada dos alunos acontecerá no segundo semestre conforme previsto em editais.

[+] Veja mais fotos do campus-sede

Em Montes Claros, o campus-sede passou por uma série de melhorias com serviços de limpeza, manutenção e revitalização das áreas de jardinagem, estacionamento e espaços afins. Os trabalhos seguem em andamento e serão estendidos a todos os espaços, como o Centro Esportivo e o Restaurante Universitário.

PORTAL

Uma das novidades para os alunos neste início de semestre letivo é a criação do portal www.academico.unimontes.br, produzido conjuntamente pela Assessoria de Comunicação (Ascom), Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE). No endereço eletrônico, além da possibilidade de integração, o universitário terá acesso a informações sobre o funcionamento da universidade e serviços como Biblioteca Central, Pronto-Atendimento, Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), Restaurante Universitário, Centro Esportivo, dentre outros. A consulta estará disponível a partir desta terça-feira (24/2).

UNICALOURADA

No mesmo dia 23/2, a Pró-Reitoria de Extensão, por intermédio da CAE, iniciará a 1ª Unicalourada/2015, com programações específicas para a recepção dos novos alunos (aprovados no vestibular tradicional e no campus-sede) e de integração com os “veteranos”, professores e servidores. Destaque neste ano é a campanha “Dê um trote na Violência; trate bem o calouro”. A iniciativa reforça as ações institucionais de combate ao constrangimento do trote violento.

As atividades serão realizadas até 24 de maio, data em que serão comemorados os 53 anos de existência da Unimontes. No programa, estão previstas diversas ações acadêmicas, culturais, esportivas e de cidadania, com campanhas de doação de sangue e de medula óssea, conscientização e economia sobre o uso da água, visitas filantrópicas e os projetos culturais “Sexta Cultural”, “Museu sob a Luz do Luar” e o “Trekking Trote Solidário”, uma prova de enduro a pé associada a uma gincana na área do campus-sede.