O campus de Almenara está entre os 12 polos do curso de pós-graduação em Educação no Campo da UAB/Unimontes (Ascom)

Baseados nas intervenções pedagógicas realizadas em comunidades rurais do Norte e Noroeste, Vale do Jequitinhonha e Centro, os trabalhos de conclusão do curso de pós-graduação Lato sensu a distância em Educação do Campo, serão apresentados nesta sexta-feira (8), em seminários paralelos de 12 polos do Estado ministrados pela Universidade Estadual de Montes Claros, através do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unimontes).

Único em todas as unidades para o encerramento das atividades, o tema “Festa da Colheita” associa a nova formação acadêmica ao cotidiano dos participantes, entre educadores, técnicos, diretores, coordenadores pedagógicos e supervisores, todos residentes na zona rural dos respectivos municípios.

“A participação de professores do ensino básico evidencia a proposta multiplicadora do curso, pois grande parte do conhecimento debatido ao longo do curso será aplicado nas salas de aula e em outras atividades de suas escolas de origem”, analisa a coordenadora do curso, Maria Aparecida Pereira Queiroz.

O CURSO

Organizado conjuntamente pelas pró-reitorias de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação no âmbito da UAB/Unimontes, o curso foi desenvolvido no período entre setembro de 2009 e abril de 2011, com o total de 432 horas/aula, em Educação no Campo. Juntos, os polos de Almenara, Buritizeiro, Carlos Chagas, Cristália, Francisco Sá, Itamarandiba, Janaúba, Januária, Pedra Azul, Pompéu, São João da Ponte e Urucuia reúnem 565 concluintes.

Em Almenara, por exemplo, o seminário “Festa da Colheita” será realizado às 19h30, no auditório do campus da Unimontes naquele município, no Vale do Jequitinhonha. Coordenadora daquele campus, a professora Cláudia Reis Otoni de Paula explica que a pesquisa foi desenvolvida ao longo do curso junto à população das comunidades rurais nas quais residem os 48 alunos entre as quais estão São João, Currais e Amaralina.

“Outra meta neste seminário é conscientizar a população acadêmica da importância de se valorizar a riqueza produzida no campo e a cultura das comunidades rurais”, completou.

Em Urucuia, segundo um dos professores orientadores de TCC, José Paulo Gomes, o seminário acontecerá no plenário da Câmara Municipal, às 20 horas, com a participação dos 57 alunos do curso, além de familiares, autoridades e convidados. “O curso reforça a proposta de agregar os valores de cada comunidade à identidade cultural dos municípios”.

Já no sábado, em horário integral, os trabalhos científicos serão avaliados pelas bancas examinadoras.