Mais de 150 trabalhos científicos serão apresentados durante o IV Congresso em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros. A programação terá início na próxima quarta-feira (27/08), com atividades no campus-sede. O tema do evento para este ano é “Mobilidades e Desenvolvimentos”, sob coordenação geral do programa de mestrado próprio em Desenvolvimento Social.

O Congresso será realizado até a sexta-feira (dia 29/08) com a participação de 250 pessoas, entre pesquisadores, professores e acadêmicos de áreas afins de diversas instituições do Estado e do País. A proposta principal do evento é justamente esta: mesclar experiências profissionais e científicas durante as conferências, mesas redondas, nos lançamento de livros e grupos de trabalho.

Para a comissão organizadora do Congresso, o objetivo é de criar espaços para interlocução, debates e reflexão de temáticas, incentivo e divulgação de pesquisas sobre mobilidades e desenvolvimentos. Os focos dos debates seguem três eixos temáticos: 1) mobilidades e desenvolvimentos; 2) mobilidades e migrações e 3) mobilidades e espaço urbano.

“No mundo globalizado, num momento em que as disparidades sociais se acentuam, desenvolvem-se diferentes formas de mobilidade, seja de indivíduos como de capitais, de informações e outras”, observam os coordenadores do Congresso.

Entre os palestrantes e conferencistas convidados estão os professores Márcio Pochmann e Márcia Anita Sprandel (Universidade de Campinas/Unicamp); Otávio Soares Dulci (PUC Minas), Carlos de Almeida Toledo e Anselmo Alfredo (USP), Gilmar Ribeiro dos Santos, Sarah Jane Alves Durães e Simone Narciso Lessa, todos da Unimontes.

A programação completa está disponível no portal eletrônico www.congressods.com.br/quarto. Mais informações pelo e-mail contato@congressods.com.br e pelos telefones (38) 3229-8031 e 3229-8149. As inscrições para as palestras, mesas redondas e conferências seguem em aberto.