Com 128 atletas, a Universidade Estadual de Montes Claros está na primeira edição dos Jogos Universitários do Norte de Minas (Junor/2011), que teve início na noite dessa quinta-feira (3/11), no Ginásio Poliesportivo Darcy Ribeiro, do Montes Claros Tênis Clube (MCTC). A disputa prosseguirá até o próximo domingo (6), com jogos também no Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício – CEU – (campus-sede) e no Clube do Trabalhador do Sesiminas.

Na prática, o 1º Junor, coordenado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Educacional de Montes Claros (Funadem), apresenta um novo formato aos Jogos Universitários de Montes Claros (Jumoc), realizado até 2007, que teve a Unimontes como campeã geral naquele ano. Nas cinco edições do Jumoc, a Unimontes conquistou o título geral em três e por isso detém o troféu em definitivo.

A cerimônia de abertura, no Ginásio do MCTC, foi marcada pelo desfile dos acadêmicos de todas as 11 instituições de ensino superior participantes do 1º Junor, seguido pela execução do hino nacional, juramento dos atletas e acendimento da pira olímpica. Em seguida, foram realizados os jogos de futsal e de handebol no MCTC e de futebol de campo, no CEU – da Unimontes.

“O mais importante é promover o incentivo à prática esportiva e o intercâmbio entre as instituições”, observou Felipe Oliveira, presidente da Funadem. Por sua vez, o coordenador do CEU e representante do Conselho Regional de Educação Física no evento, professor Janílson Miranda, disse que o Junor vem resgatar o desporto universitário de Montes Claros.

Equipe de futsal masculino da UnimontesTambém participam dos Jogos as Faculdades Integradas Pitágoras (FIP/MOC), Faculdade Anhanguera, Funorte/Integradas (Educação Física), Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdades Santo Agostinho, Funorte/Unidas (demais cursos), Instituto Superior de Educação Ibituruna (Iseib), Faculdade de Ciências Gerenciais e Empreendedorismo (Facige), Faculdade de Computação de Montes Claros (Facomp) e Faculdade de Saúde Ibituruna (Fasi).

Coordenada pelo professor Giuliano Carlos Lopes Mendes, a delegação da Unimontes é composta por acadêmicos dos cursos de Artes, Biologia, Direito, Educação Física, Enfermagem, Geografia, Letras/Português, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Sistemas de Informação. Os atletas disputam os torneios de xadrez, truco, peteca, futsal, vôlei e handebol (masculino e feminino), basquete e futebol de campo masculino. Haveria, ainda, as competições de natação, basquete feminino e atletismo para as quais a Unimontes se inscreveu, mas o número de registros foi insuficiente para o chaveamento.