Um total de 1.130 trabalhos de professores e acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros e de diversas instituições de ensino superior da região e do País foi encaminhado para submissão ao comitê organizador do VII Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (VII Fepeg), que será realizado na universidade no período de 25 a 28 de setembro, no campus-sede.
Os estudos serão analisados por comissão especial e os selecionados serão apresentados em forma de pôsteres durante o fórum. Esse é o maior evento de promoção e divulgação das ações da Unimontes no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e gestão.
Nesta edição, o tema do fórum é: “Universidades: Cenários e Desafios”, com o principal objetivo de discutir a realidade do ensino superior regional e estadual e apresentar caminhos para a consolidação das instituições do segmento. Além da apresentação de trabalhos científicos haverá oficinas, mesas-redondas e palestras.
A solenidade de abertura acontece no dia 25, às 19h30, na quadra 1 do Centro Esportivo Universitário “Reitor João Valle Maurício”. A palestra inaugural “Tríplice Hélice: uma discussão sobre o Estado, a Universidade e a Empresa” será proferida pelo professor Marcos Formiga, assessor especial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e vice-presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).
Os secretários Narcio Rodrigues, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), e Renata Vilhena, da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplag) participarão da mesa-redonda “Minas Gerais, melhor Estado para se viver: cenários e desafios das Universidades Estaduais”, que será realizada no dia 26, às 8 horas, no mesmo local. Também os reitores João dos Reis Canela (Unimontes) e Dijon Moraes Júnior, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
A coordenação geral do VII Fepeg informou ainda que até o momento, há 1,3 mil inscrições para palestras, mesas redondas e demais atividades. O prazo continua em vigência, pelo portal www.fepeg.unimontes.br.