Centenas de familiares, como Cláudia e Edílson, pais do graduado Magno dos Santos, prestigiaram a outorga de grau (Luiz Ribeiro)

Em solenidade de outorga de grau realizada na noite dessa quinta-feira (20), no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, foram graduados 395 profissionais em 14 cursos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) ministrados no campus-sede. Os diplomados tiveram como patrono geral o empresário Ronan Freitas Pereira, presidente da Vallée e integrante do Conselho Curador da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Desenvolvimento do Norte de Minas (Fadenor).

:. Galeria de Fotos

Foram graduados profissionais nos cursos de Artes/Música (8), Artes/Teatro (14), Artes Visuais (11), Ciências Biológicas (54), Ciências Sociais (27), Educação Física (59), Enfermagem (31), Filosofia (14), Geografia (18), História (21), Letras/Inglês (21), Letras/Português (25), Matemática (17), Serviço Social (24) e Sistemas de Informação (23), além de 23 tecnólogos em Sistemas Biomédicos curso ministrado pela Unimontes em parceria com a Fundação Educacional Montes Claros (FEMC). Também colaram grau, de forma extemporânea, profissionais das áreas de Medicina (1), Pedagogia (1) e Letras/Espanhol (3).

SONHO COLETIVO

Além de autoridades, integrantes da administração superior da universidade, professores e convidados, centenas de familiares dos graduados acompanharam a cerimônia, presidida pelo reitor João dos Reis Canela. Nas arquibancadas do Ginásio Poliesportivo foram exibidos cartazes, faixas, balões e outros elementos que evidenciaram a alegria dos pais ao verem os filhos concluírem o curso superior numa universidade pública depois de anos de luta e dedicação.

Essa satisfação era demonstrada nos rostos da auxiliar de lavanderia Cláudia Beatriz Silva dos Santos e do vendedor ambulante Edílson dos Santos, pais de Magno Silva dos Santos, 25 anos, graduado no curso de Sistemas de Informação. “A formatura do meu filho é uma coisa muito gratificante. Acompanhei o esforço dele durante todo o curso. Todos os dias, o meu filho ia e voltava da universidade de bicicleta. Graças a Deus, conseguiu realizar esse sonho”, relatou Claudia Beatriz, moradora do bairro Morrinhos.

Emocionado, Edílson quase não conseguiu falar. “Só sei que é muito bom ver o filho da gente se formar”, disse. O casal Edilson e Claudia Beatriz tem três filhos. Magno é o primeiro deles que conseguiu o diploma superior.

Outro que não escondeu a emoção foi o comerciante Valdeke Faria de Carvalho, que assistiu a graduação da filha, Anele Caroline Silva Faria em Ciências Biológicas. “Ter um filho ou filha formado em um curso superior é motivo de orgulho para qualquer pai. Para mim, a alegria é maior, pois a minha filha conquistou uma coisa que não consegui por falta de oportunidade”, disse Valdeke.

Junto ao restante da família, ele segurava uma faixa para Anne Caroline com os dizeres: “parabéns por esta vitória. Merecidamente, você venceu e hoje os aplausos todos são para você”.

Renato Ferreira Santos, 28 anos, que concluiu o curso de Tecnólogo em Sistemas Biomédicos, contou com uma verdadeira torcida nas arquibancadas, com mais de 15 familiares, que levaram balões, apitos, corneta e uma faixa com a saudação “parabéns pelo avanço de mais um degrau em sua vida profissional”. Um dos mais entusiasmados do grupo era eletricitário aposentado Antonio Eustáquio Santos, pai de Renato. “É muita satisfação ver um filho diplomado numa universidade tão bem conceituada como a Unimontes. Hoje, entrar na Unimontes é uma vontade de todo estudante”, disse o pai.

O momento também foi de total felicidade para a professora Solange da Silva, moradora da Vila Exposição, mãe de Paula Ludmila Silva Almeida, 22 anos, graduada em Ciências Biológicas. “A minha filha está realizando um sonho e espero que ela possa seguir uma boa carreira. A partir de agora, ela poderá contribuir para um mundo melhor”, declarou Solange.

AVANÇOS DA UNIMONTES

Em seu pronunciamento durante a solenidade de outorga de grau, o reitor João Canela destacou a melhoria da qualidade de ensino na Unimontes, atestada através do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes/Enade 2009, cujos resultados foram divulgados no último dia 14. De sete cursos avaliados da instituição, cinco obtiveram notas máximas (4 e 5). “Foi mais um excelente feito, principalmente, quando somos submetidos, através de nossos estudantes, a rigorosos critérios de avaliação, conduzidos pelo Ministério da Educação. O Enade se mostra hábil e demonstra as instituições de ensino superior muito da sua realidade”, frisou.

Por outro lado, o reitor observou: “a universidade, por sua alta dinamicidade, precisa estar sempre sensível ao seu papel dentro da sociedade na qual se insere. É indispensável que ocorram investimentos simultâneos, crescentes e articulados para melhoria de sua infraestrutura e o contínuo apoio às condições de trabalho do seu corpo docente e técnico-administrativo, sustentáculos indissociáveis para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão”.

Ele lembrou que a Unimontes, ao longo de sua história tem se firmado como instituição séria e sempre se mostrou indispensável para o desenvolvimento, particularmente, das regiões onde está inserida.”Novos desafios se apresentam ao nosso cotidiano individual e coletivo e a universidade precisa estar atenta a esta infinita metamorfose”, concluiu João Canela.