“Ela é uma vencedora; uma guerreira; assim como todos os outros que estão aqui levantando este diploma. É uma conquista da família”. O depoimento é de Odalina Rocha de Souza, mãe da acadêmica Josiane Rocha (24 anos), do curso de Administração e uma das 158 graduandos na solenidade unificada de outorga de grau da Universidade Estadual de Montes Claros.

A solenidade foi realizada na noite dessa segunda-feira (20/8), na quadra 1 do Centro Esportivo Universitário “Reitor João Valle Maurício”, para 12 cursos ministrados em Montes Claros: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Engenharia Civil, Geografia, Gestão Pública, História, Letras Espanhol, Letras Português, Matemática e Medicina.

Literalmente carregado pelos familiares, Hary Starley Oliveira Gomes graduou-se em Engenharia Civil e comemorou a conquista com os pais. Ele acabou de ser aprovado em um concurso público. “Meu filho soube muito bem agarrar as oportunidades que apareceram pelo caminho. Estamos orgulhosos e agradecidos”, disse a mãe, Clélia Oliveira.

Hary

Graduanda em Letras Espanhol, Maria da Soledade dos Santos preferiu destacar a importância do curso como oportunidade de trabalho. “O curso é excelente e de qualidade. É uma área que abre portas porque tem demanda e merece uma divulgação mais ampla”, disse.

A cerimônia foi presidida pelo reitor, professor João dos Reis Canela, que enalteceu o empenho dos acadêmicos e o incentivo dos familiares e amigos para a conquista da graduação. “Agradeço a todos pelos compromissos que assumiram e foram cumpridos junto à Universidade”. O vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza destacou o momento de celebração e festa pelo diploma alcançado numa universidade pública.

Academico reitor

A solenidade teve como juramentista a acadêmica Renata Akêmi Marçal Imái, do curso de Engenharia Civil, e como oradora a graduanda Marcella Mendes Correia Aguiar, de Ciências Econômicas, que evidenciou os momentos de superação, medo e alegria ao longo dos cursos e o agradecimento aos professores e servidores pela dedicação às suas funções. “De agora em diante, teremos novas escolhas, novos obstáculos e novas conquistas”.

A cerimônia contou com a participação de pró-reitores, professores padrinhos e homenageados pelas turmas de graduandos, servidores homenageados, diretores dos Centros de Ensino, chefes de Departamento, coordenadores de curso e integrantes dos Conselhos Curador, Universitário (Consu) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx), da Unimontes, além de diretores das unidades administrativas.

O calendário de outorgas da Unimontes após conclusão do 1º semestre letivo/2018 prossegue na próxima semana para os cursos de História e Matemática, ministrados no campus de São Francisco (Norte de Minas), no dia 22. Em 24/8, haverá a solenidade para a graduação de Química, em Bocaiuva; e no dia 27/8, em Pompéu, será a cerimônia para os concluintes do curso técnico em Gestão Pública.

No dia 31 de agosto, a Unimontes promoverá a outorga de grau para os cursos de Pedagogia, Agronomia e Zootecnia, ministrados no campus de Janaúba. Já em 9 de outubro, haverá a solenidade para o curso de Ciências Biológicas, ministrado em Unaí (Noroeste).

Josiane

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia