Aos 52 anos, deficiente visual é o primeiro de sua família a conquistar o diploma de ensino superior; sonho é chegar ao Ministério Público

Claudioniro Ferreira e a vice-reitora Ilva Ruas de Abreu

“Não vou negar que tive muita dificuldade, mas as vontades foram maiores, os sonhos e as pessoas de bem no meu caminho. Estou bem à vontade para dizer que estou feliz demais, por mim e por todos de minha família”. A afirmação é de Claudioniro Ferreira da Cruz, que aos 52 anos alcançou aquela que considera a sua maior conquista: o diploma de curso superior. A realização vai mais além porque ele convive com a completa deficiência visual desde o nascimento, o que não lhe impediu de assumir desafios e se realizar como bacharel em Direito.

Claudioniro foi um dos graduados pela Universidade Estadual de Montes Claros, na noite dessa segunda-feira (21/12), quando foram realizadas duas solenidades relativas ao primeiro semestre letivo de 2020 para os cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), às 18h30, e para o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), às 20h.

Os eventos foram presididos pelo reitor Antonio Alvimar Souza e pela vice-reitora Ilva Ruas de Abreu, respectivamente, e realizados por videoconferência, com transmissão direto da Reitoria, em consonância com a situação de distanciamento social por causa da pandemia da Covid-19. Participaram os graduandos, professores homenageados, padrinhos e paraninfos.

Foram graduados 141 novos profissionais de 12 cursos do campus-sede e do campus de Janaúba: Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas, Matemática, Sistemas de Informação e Zootecnia (CCET) e Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito e Serviço Social (CCSA).

Reitor Antonio Alvimar (C) presidiu a primeira solenidade; na foto, secretário geral André Chamone, vice-reitora Ilva Ruas e Alex Sezko, chefe de Cerimonial

Em seu pronunciamento, o reitor Antonio Alvimar lembrou que o diploma não está restrito apenas à colocação no mercado de trabalho. “Também tem que fazer valer o despertar da consciência crítica, o posicionar mais reflexivo na sociedade e que vocês sejam pessoas formadoras de opinião e que contribua para disseminar no país conhecimento, ciência e sabedoria, ainda mais em momentos como este que precisamos combater a ignorância”.

“Vocês fizeram o sonho possível e a Universidade os ajudou a realizá-lo. Mesmo em um momento totalmente diferente e até certo ponto adverso, pudemos repensar a forma de pensar, de agir e de se relacionar e, com isso, a Unimontes não ficou impedida de funcionar, graças, sobretudo, ao compromisso de todos com a causa da universidade pública”, destacou a professora Ilva Ruas.

PRIMEIRO

Como mora sozinho, Claudioniro fez uma solicitação para que, excepcionalmente, pudesse participar da solenidade na sede do Nusi, mas foi convidado para que estivesse presente no gabinete do reitor, o que o fez sentir como representante de todos os demais graduandos. Orgulho extra que se somou à emoção de ser o primeiro dos seis filhos a concluir um curso superior. Fez um breve resgate da infância simples na pequena cidade de Grão Mogol, no Norte de Minas, e dedicou o “canudo” aos seus pais.

O novo diplomado prefere falar que não há mais desafios e, sim, outras vontades para se realizar profissionalmente. O próximo passo é alcançar a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil e trabalhar na área criminal. Mais adiante, pensa em fazer um concurso público para o Ministério Público.

De memória invejável, Claudioniro fez um agradecimento especial aos próprios colegas de sala, que “foram companheiros do início ao fim” em ajuda-lo na leitura dos conteúdos, nos trabalhos conjuntos e todas as outras obrigações ao longo do curso de Direito. Reforçou, também, a gratidão à equipe do Núcleo de Sociedade Inclusiva (Nusi), projeto de ensino da Unimontes de suporte e apoio aos alunos portadores de alguma deficiência branda ou severa. No caso dele, o suporte veio na leitura dos conteúdos e na conversão de disciplinas em áudio, dentre outras ações.

“Tive a felicidade de ter o apoio do Nusi, grande companheiro de caminhada em meio às dificuldades que são comuns para um deficiente como eu”, finalizou o novo bacharel, ao nomear os professores Silvana Diamantino França e Carlos Alberto Siqueira Alexandre, coordenadores do Nusi, em seus agradecimentos, além da intérprete Daiane Paula Xavier, que o acompanhou no evento.

Veja mais fotos das solenidades:

MAIS SOLENIDADES

Para esta quarta-feira (23/12), às 18h30, está programada a solenidade dos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS): Ciências Biológicas/Bacharelado, Ciências Biológicas/Licenciatura, Educação Física/Bacharelado e Educação Física/Licenciatura (diurno e noturno).

E às 20 horas, será encerrada a agenda de dezembro com a outorga dos graduandos do Centro de Ciências Humanas (CCH): Artes Teatro, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Português, Pedagogia/Montes Claros e Pedagogia/Janaúba.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros