A interação com a sociedade, fazendo com que a universidade saia dos seus muros e possa contribuir diretamente na implementação de melhorias para a população ao seu redor. Esta é proposta do professor Rogério Othon Teixeira Alves ao assumir a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em atendimento a convite do reitor Wagner de Paulo Santiago.

Egresso do curso de graduação em Educação Física da Unimontes, o professor Rogério Othon é doutor em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele é docente do curso de Educação Física da Unimontes, onde já exerceu outras funções como chefia de departamento e coordenador do Laboratório de Estudo, Pesquisa e Extensão do Lazer (Ludens).

Ele ressalta que aceitar “gerenciar uma das pró-reitorias mais sensíveis da universidade” somente foi possível graças a sua “sólida formação no cenário acadêmico”.

“Após mais de 20 anos como professor da Unimontes, ministrando aulas nas graduações em Educação Física Licenciatura e Bacharelado, somados com os períodos de chefia do Departamento de Educação Física e do Desporto e coordenações de projetos de extensão, acredito que assumir a Pró-Reitoria de Extensão será o maior desafio da minha vida profissional”, afirma o professor Rogério Othon.

O novo pró-reitor de Extensão da Unimontes anuncia que sua principal meta é articular as ações da universidade com a comunidade, em um processo de produção de conhecimento, envolvendo e contribuindo com a formação dos acadêmicos. “A nossa proposta é “sair dos muros” da universidade e interagir com o público em geral, afim de ser um agente transformador capaz de intervir nas distorções sociais”, assegura ele.

O professor Rogério Othon anuncia que a ampliação dos programas e projetos de extensão é uma das prioridades da universidade na aproximação com a comunidade ao seu redor. Nesse sentido, pretende incrementar as atividades esportivas e culturais promovidas tanto em Montes Claros como nos demais municípios da área de atuação da Unimontes.

Outra meta é ampliar a política estudantil e estimular, cada vez mais, a participação dos alunos nas ações de extensão. “Para isso, o apoio aos projetos oriundos dos setores dos estudantes, como Diretório Central, Centros Acadêmicos e Associações Atléticas será objetivo primário da Pró-Reitoria de Extensão”, anuncia o professor Rogério Othon.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito