Chamar atenção dos motoristas para os cuidados e a harmonia no trânsito, respeitando os demais condutores e os pedestres para a redução do número de acidentes. Este é o objetivo da campanha de conscientização no trânsito “Maio Amarelo”, realizada pela Prefeitura de Montes Claros, por intermédio da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação no Trânsito (MCTrans). A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é uma das parceiras oficiais da iniciativa, lançada nesta semana (10/5).

A campanha tem como lema “Minha Escolha Faz a Diferença – Maio Amarelo – Atenção pela Vida”. Estão previstas blitze educativas, palestras e atividades associadas no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, com foco na conscientização de motoristas e pedestres.

As atividades junto à comunidade universitária serão desenvolvidas pela MCTrans com o apoio da Diretoria de Gestão de Campi. As blitze educativas vão acontecer no campus-sede no dia 25 de maio, em dois horários: de 6h30 às 8 horas e de 18h30 às 20 horas. Além disso, foi já iniciado o trabalho de divulgação com panfletagem nos diversos espaços do Campus Universitário, com objetivo de alcançar todos os alunos, acadêmicos, servidores técnico-administrativos e visitantes da universidade.

O diretor de Gestão de Campi, Humberto Velloso Reis, ressalta a importância para a comunidade acadêmica se envolver com a campanha. “É fundamental que os alunos, professores, servidores técnico-administrativos e visitantes venham aderir a esta mobilização, que busca a conscientização e o respeito mútuo no trânsito”, afirma Humberto.

Estacionamento panfletosTRNSITO DE PASSAGEM

Ele lembra que nos chamados “horários de pico” o campus-sede tem um grande movimento de ônibus, caminhões, carros de passeio e motos, não somente por conta da comunidade universitária, mas também pelo chamado “trânsito de passagem”, feito por motoristas e motociclistas que apenas percorrem as vias de circulação do campus para deslocar para outros locais da cidade, sem ter a Unimontes como destino.

O presidente da MCTrans, José Wilson Ferreira Guimarães, destaca a relevância da participação da Universidade Estadual de Montes Claros na campanha “Maio Amarelo”. “O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas para que tenham mais harmonia, mais gentileza e mais compreensão no trânsito. Queremos alcançar, principalmente, as pessoas mais jovens. Nesse contexto, a conscientização na Unimontes é de grande importância, pois circula pela Universidade um grande número de jovens que também são motoristas”, afirma José Wilson.

CAMPANHA PERMANENTE – Coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças, a Unimontes trabalha na elaboração do plano de educação permanente para o trânsito, com a melhoria da sinalização vertical e de pista, campanha com panfletos e cartilhas e a reorganização e disciplina do sistema de vagas nos estacionamentos do campus-sede. Por sua vez, o Divisão de Engenharia e Arquitetura desenvolve estudos para um projeto-piloto de produção de energia solar, com a aplicação de painéis fotovoltaicos em coberturas de algumas vagas de veículos na sede da Unimontes.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia