Realizada na manhã dessa sexta-feira (11/05), no auditório do prédio 2 do campus-sede, o Culto Ecumênico em comemoração ao Dia das Mães. O ato religioso foi ministrado pelo padre Antônio Alvimar Souza e pastor Warlei Ramos da Silva, com a participação de mães professoras e servidoras. O acompanhamento musical da liturgia foi feito por integrantes do Núcleo de Ópera do departamento de Artes (Mell Callado – soprano; Christiane Franco – mezzo-soprano; Fagner Cardoso (tenor); Roberto Mont´Sá – barítono; e Carmerindo Miranda – teclado).

O pastor Warlei salientou que a sociedade atual é marcada pelo egoísmo onde as pessoas buscam satisfazer suas próprias necessidades, “mas a figura da mãe é uma proposta da construção divina, razão porque ela não busca atender interesses pessoais mas os de seus filhos”. Ele lembrou ainda das figuras de mães da literatura bíblica, como Joquebed (mãe de Moisés), Ana (mãe de Samuel) e Eunice (mãe de Timóteo) para ressaltar o aspecto divino da maternidade.

O padre Antonio Alvimar ressaltou que o momento é de reflexão. Acrescentou que a sociedade moderna precisa redescobrir o feminino, salientando que a mãe é um ser capaz de agregar a família e despertar os sentimentos humanos mais nobres, como a ternura, a compaixão e o carinho.

O reitor João dos Reis Canela destacou “a magia do momento” e afirmou que “nada será capaz de dobrar a capacidade  divina de criação da figura da mãe”. Ele saudou as mães servidoras e professoras da Universidade, frisando que o Culto Ecumênico é o melhor presente que elas poderiam receber em seu dia.

 Confira programação oficial da Semana das Mães

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia