Retrato do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso

Ex-chefe do Executivo Mineiro assinou o decreto estadual 30.971, que instituiu a Universidade

O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago, decretou luto oficial na instituição por três dias, devido ao falecimento do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso, ocorrido domingo (02/02), em Belo Horizonte. A decisão foi oficializada por meio de portaria, assinada pelo reitor nesta segunda-feira (03/02).

Na portaria, é justificado que o luto oficial foi decretado na Unimontes “considerando o falecimento, em 02/02/2025, do senhor Newton Cardoso, que ao longo de sua atuação na vida pública, exerceu vários cargos em âmbito estadual e nacional, prestando relevantes serviços ao Estado de Minas Gerais e ao Brasil”.

Destaque, no exercício do cargo de Governador do Estado de Minas Gerais, Newton Cardoso “contribuiu efetivamente para o processo de estadualização da Universidade e para o desenvolvimento do ensino superior no Norte de Minas, tendo, na gestão do Executivo Estadual, editado o Decreto nº 30.971, de 09/03/1990, que formalizou a instituição da ‘Universidade Estadual de Montes Claros’, autarquia integrante da Administração Pública Estadual, com sede na Cidade de Montes Claros”.

O Decreto 30.971 transformou a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) na Universidade Estadual de Montes Claros, ampliando sua estrutura e reconhecimento no ensino superior do Norte de Minas.

A Unimontes também divulgou nota de pesar pela morte do ex-governador, benemérito do ensino superior. “Nesse momento de dor e consternação, reitor, vice-reitor, demais integrantes da gestão superior, professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos da Unimontes manifestam o reconhecimento ao ex-prefeito de Contagem, ex-deputado federal, ex-vice-governador e ex-governador Newton Cardoso pela imensurável contribuição oferecida ao ensino superior ao longo da sua vida pública”, diz a nota.

Governo itinerante

O ex-governador Newton Cardoso assinou o decreto estadual 30.971, instituindo a Universidade Estadual de Montes Claros, em solenidade realizada no Automóvel Clube de Montes Claros em 30 de março de 1990.

Homenagem da Unimontes ao governador Itamar Franco e ao vice-governador Newton Cardoso. Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

No dias 10 e 11 de fevereiro de 2000, na condição de vice-governador do estado, Newton Cardoso, juntamente com o então governador Itamar Franco (1929/2011), visitou o campus-sede da Unimontes. Na ocasião, a Universidade sediou o Governo Itinerante do Estado de Minas Gerais.O velório do ex-governador Newton Cardoso acontece nesta segunda-feira (5/02), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o corpo será sepultado nesta data.

Relacionadas

Humberto Souto, doutor Honoris Causa, parceiro e grande benfeitor da Unimontes
HUCF Adquire Equipamento Inédito pelo SUS no Norte de Minas para Cirurgias de Alta Complexidade
Unimontes realiza mais uma edição do Projeto Unimontes Solidária
Unimontes divulga resultado do vestibular próprio nesta segunda-feira (03/02)
Boas-vindas à comunidade acadêmica e apresentação das propostas e metas da Unimontes para o ano de 2025
Circuito de Conhecimentos da Unimontes está prestes a ter suas obras concluídas