Ex-chefe do Executivo Mineiro assinou o decreto estadual 30.971, que instituiu a Universidade
O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago, decretou luto oficial na instituição por três dias, devido ao falecimento do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso, ocorrido domingo (02/02), em Belo Horizonte. A decisão foi oficializada por meio de portaria, assinada pelo reitor nesta segunda-feira (03/02).
Na portaria, é justificado que o luto oficial foi decretado na Unimontes “considerando o falecimento, em 02/02/2025, do senhor Newton Cardoso, que ao longo de sua atuação na vida pública, exerceu vários cargos em âmbito estadual e nacional, prestando relevantes serviços ao Estado de Minas Gerais e ao Brasil”.
Destaque, no exercício do cargo de Governador do Estado de Minas Gerais, Newton Cardoso “contribuiu efetivamente para o processo de estadualização da Universidade e para o desenvolvimento do ensino superior no Norte de Minas, tendo, na gestão do Executivo Estadual, editado o Decreto nº 30.971, de 09/03/1990, que formalizou a instituição da ‘Universidade Estadual de Montes Claros’, autarquia integrante da Administração Pública Estadual, com sede na Cidade de Montes Claros”.
O Decreto 30.971 transformou a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) na Universidade Estadual de Montes Claros, ampliando sua estrutura e reconhecimento no ensino superior do Norte de Minas.
A Unimontes também divulgou nota de pesar pela morte do ex-governador, benemérito do ensino superior. “Nesse momento de dor e consternação, reitor, vice-reitor, demais integrantes da gestão superior, professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos da Unimontes manifestam o reconhecimento ao ex-prefeito de Contagem, ex-deputado federal, ex-vice-governador e ex-governador Newton Cardoso pela imensurável contribuição oferecida ao ensino superior ao longo da sua vida pública”, diz a nota.
Governo itinerante
O ex-governador Newton Cardoso assinou o decreto estadual 30.971, instituindo a Universidade Estadual de Montes Claros, em solenidade realizada no Automóvel Clube de Montes Claros em 30 de março de 1990.
No dias 10 e 11 de fevereiro de 2000, na condição de vice-governador do estado, Newton Cardoso, juntamente com o então governador Itamar Franco (1929/2011), visitou o campus-sede da Unimontes. Na ocasião, a Universidade sediou o Governo Itinerante do Estado de Minas Gerais.O velório do ex-governador Newton Cardoso acontece nesta segunda-feira (5/02), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o corpo será sepultado nesta data.