Serão lançados nesta sexta-feira no Museu Regional

Será realizada nesta sexta-feira (28/06), às 18 horas, no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), a sessão de lançamento dos livros “Sexualidades Insubmissas: contribuições aos estudos feministas e queer” (primeira edição), “A Invenção da Solteirona” e “Gênero, insubmissão e violência”, estes dois últimos em segunda edição.

A professora Cláudia de Jesus Maia, vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), é organizadora do livro “Sexualidades Insubmissas: contribuições aos estudos feministas e queer” (juntamente com Gustavo Ramos) e do livro “Gênero, insubmissão e violência” (juntamente com Luana Balieiro Cosme), sendo também autora da obra “A Invenção da Solteirona”. Ela é criadora do Grupo de Pesquisa Gênero e Violência (GPEG) da instituição, além de idealizadora e coordenadora do Observatório Norte-Mineiro de Violência de Gênero.

O livro “A Invenção da Solteirona” resultou da tese de doutorado da professora Cláudia Maia, defendida na Universidade de Brasília (UnB). A primeira edição foi publicada em 2011. No ano passado, foi publicada a primeira edição do livro em Portugal e a segunda edição no Brasil pela editora Proprietas. Agora, o trabalho será lançado formalmente em Montes Claros. Na obra, a autora analisa um conjunto diversificado de fontes históricas para entender a invenção do estereótipo da solteirona no Brasil e como este estereótipo funcionava como uma espécie de terror moral para conduzir as mulheres ao casamento num momento em que se ampliavam as possibilidades de escolarização e de emprego para as mulheres, e muitas delas preferiam seguir uma carreira profissional a se casar.

Ela mostra que a construção do dispositivo da solteirona acompanhou o projeto de modernidade brasileira do final do século XIX até os anos 1960, quando o estereótipo começa a perder força. O livro poderá ser adquirido no lançamento ou pelo link para compra do livro: linktr.ee/editoraproprietas.br.

O livro “Gênero, insubmissão e violência” foi publicado originalmente em 2016 pela Editora Unimontes em comemoração aos 10 anos do Grupo de Pesquisa Gênero e Violência – GPEG. Ele reúne pesquisas desenvolvidas por pesquisadores(as) e mestrandos(as) nos 10 primeiros anos de existência do grupo. Em 2024, ao completar 18 anos do GPEG, a Editora Unimontes publica a segunda edição do livro com apoio financeiro da CAPES, por meio do PROAP/PPGH, e a primeira edição em formato e-book que pode ser baixado diretamente do site da editora: editora.unimontes.br.

A partir da abordagem dos estudos de gênero, as autoras discutem temas como violência, cinema, feminismo, televisão, música, literatura, esporte, movimento sindical. A publicação dessa segunda edição demonstra a importância dessa obra e das pesquisas desenvolvidas pelo GPEG-Unimontes.

O livro “Sexualidades Insubmissas: contribuições aos estudos feministas e queer” reúne trabalhos desenvolvidos por egressos do Programa de Pós-graduação em História (PPGH-Unimontes) a partir de reflexões realizadas no âmbito do seminário Gênero e Subjetividade, oferecido pelo mesmo programa em 2016. Também conta com estudos realizados por pesquisadores de diversas universidades brasileiras a partir da abordagem da teoria feminista e da teoria queer. Este livro também recebeu apoio financeiro da CAPES por meio do PROAP-PPGH.

Mais informações: (38) 3229-8060 ou gpeg@unimontes.br ou @gpegunimontes.

Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial