Os programas de pós-graduação Stricto sensu da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) receberão novos incrementos para a ampliação de seus acervos bibliográficos. No último dia 20, a instituição foi contemplada no âmbito do edital 04/2011, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com recursos da ordem de R$ 89.985,23 para a aquisição de livros técnico-científicos para docentes, mestrandos e doutorandos.
Os títulos serão definidos em consultas com as coordenações dos respectivos programas, a partir de reuniões com a equipe da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. O novo acervo será incorporado à Biblioteca Central Professor Antonio Jorge, no campus-sede e poderá ser consultado, também, pelos acadêmicos dos cursos de graduação.
A Unimontes possui oito mestrados próprios nas áreas de Ciências da Saúde (um profissional e outro acadêmico), Produção Vegetal do Semiárido, Zootecnia, Desenvolvimento Social, Letras/Estudos Literários, Ciências Biológicas e História, além do doutorado em Ciências da Saúde, o primeiro na história da instituição.
Juntos, os programas Stricto sensu da Unimontes reúnem 275 mestrandos e/ou doutorandos na formação regular e outros 107 alunos matriculados nas disciplinas isoladas. O corpo docente é formado por 102 professores da instituição e colaboradores de outras universidades brasileiras e do exterior.
“Além de contemplar a demanda de alunos e professores, a aprovação do edital contribui incisivamente para a consolidação dos mestrados e do doutorado que a universidade oferece, além de incentivar novas ações na área da investigação científica”, explica a professora Juliane Leite Ferreira, pró-reitora adjunta de pós-graduação da Unimontes.