No próximo dia 21, terça-feira, o livro “Vulnerabilidade, desamparo e laço: a psicanálise nas políticas públicas”, organizado pelas psicólogas Rosângela Silveira, Leônia Cavalcante Teixeira, Márcia Cristina Maesso e Maria Lívia Tourinho Maretto, será lançado no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O evento vai ocorrer no auditório do Circuito do Conhecimento, das 19h às 21h. 

Relatos de casos na pandemia

O livro da Editora Pontes é fruto da sistematização de materiais produzidos durante o VII Encontro Nacional do Grupo de Trabalho “Psicanálise, Política e Clínica”, realizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), em Montes Claros, no ano de 2021, durante a pandemia de Covid-19. A iniciativa foi em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS), vinculado à Unimontes, gestores e trabalhadores locais de políticas públicas, docentes e residentes dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Saúde Mental da instituição de ensino superior.

A obra reúne relatos de casos complexos e desafiadores trabalhados por equipes da Rede de Atenção Psicossocial, Assistência Social, Segurança e outras políticas intersetoriais, além de residentes dos programas da Unimontes. A partir desses casos desenvolveram-se diálogos coletivos, que construíram saídas possíveis para os impasses vivenciados, na perspectiva da psicanálise aplicada ao coletivo interdisciplinar.

O livro possui oito artigos que tratam dos casos verificados em Montes Claros e 13 artigos de comentários de integrantes do Grupo de Trabalho, que reúne docentes de pós-graduação de diversas universidades brasileiras.

A meta é que o esforço contribua para a formação acadêmica e para o desenvolvimento de boas práticas profissionais no cuidado singularizado de sujeitos em situação de vulnerabilidade.

Organizadoras

Rosângela Silveira é graduada em Psicologia, doutora em Psicologia, mestre em Saúde Pública, especialista em Saúde Mental e em Saúde Pública. Colaboradora do Programa de Extensão Universitária Laços: Psicanálise, Subjetividades Contemporâneas e Laço Social e colaboradora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Cuidado Primário em Saúde da Unimontes, é ainda vice-líder do Grupo de Pesquisa Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, além de membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, no Grupo de Trabalho “Psicanálise, Política e Clínica”.

Leônia Cavalcante Teixeira tem Licenciatura em Psicologia, graduação em Formação de Psicólogo, mestrado em Educação, doutorado em Saúde Coletiva, com Estágio Doutoral, e pós-doutorado em Psicologia. Atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UniFor).

Márcia Cristina Maesso é professora do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília (UnB), orientadora no Programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da UnB, com pós-doutorado em Psicologia Clínica, doutorado e mestrado em Psicologia Clínica, além de especialização em Psicanálise e Linguagem.

Maria Lívia Tourinho Maretto é professora titular do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é coordenadora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, chefe do Departamento de Psicologia Clínica e coordenadora do Laboratório de Pesquisa Psicanálise, Saúde e Instituição (LABPSI), todo no IPUSP.

Relacionadas

“Vozes do Cárcere” está com exposição no campus-sede da Unimontes – A mostra segue até 8 de outubro no CCH
Unimontes entrega escola do Programa Brasil Profissionalizado em Monte Azul à comunidade
HUCF e Sesc promovem o Seminário “Envelhecimento Ativo e Longevidade” no âmbito do Dia Nacional do Idoso
Hospital da Unimontes promove simpósio sobre qualidade de vida em cuidados paliativos
Outubro Rosa no Museu da Unimontes tem palestra sobre câncer de mama – Inscrições seguem abertas
Trabalhos de acadêmicos de iniciação científica são premiados na Unimontes