No próximo dia 21, terça-feira, o livro “Vulnerabilidade, desamparo e laço: a psicanálise nas políticas públicas”, organizado pelas psicólogas Rosângela Silveira, Leônia Cavalcante Teixeira, Márcia Cristina Maesso e Maria Lívia Tourinho Maretto, será lançado no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O evento vai ocorrer no auditório do Circuito do Conhecimento, das 19h às 21h. 

Relatos de casos na pandemia

O livro da Editora Pontes é fruto da sistematização de materiais produzidos durante o VII Encontro Nacional do Grupo de Trabalho “Psicanálise, Política e Clínica”, realizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), em Montes Claros, no ano de 2021, durante a pandemia de Covid-19. A iniciativa foi em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS), vinculado à Unimontes, gestores e trabalhadores locais de políticas públicas, docentes e residentes dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Saúde Mental da instituição de ensino superior.

A obra reúne relatos de casos complexos e desafiadores trabalhados por equipes da Rede de Atenção Psicossocial, Assistência Social, Segurança e outras políticas intersetoriais, além de residentes dos programas da Unimontes. A partir desses casos desenvolveram-se diálogos coletivos, que construíram saídas possíveis para os impasses vivenciados, na perspectiva da psicanálise aplicada ao coletivo interdisciplinar.

O livro possui oito artigos que tratam dos casos verificados em Montes Claros e 13 artigos de comentários de integrantes do Grupo de Trabalho, que reúne docentes de pós-graduação de diversas universidades brasileiras.

A meta é que o esforço contribua para a formação acadêmica e para o desenvolvimento de boas práticas profissionais no cuidado singularizado de sujeitos em situação de vulnerabilidade.

Organizadoras

Rosângela Silveira é graduada em Psicologia, doutora em Psicologia, mestre em Saúde Pública, especialista em Saúde Mental e em Saúde Pública. Colaboradora do Programa de Extensão Universitária Laços: Psicanálise, Subjetividades Contemporâneas e Laço Social e colaboradora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Cuidado Primário em Saúde da Unimontes, é ainda vice-líder do Grupo de Pesquisa Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, além de membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, no Grupo de Trabalho “Psicanálise, Política e Clínica”.

Leônia Cavalcante Teixeira tem Licenciatura em Psicologia, graduação em Formação de Psicólogo, mestrado em Educação, doutorado em Saúde Coletiva, com Estágio Doutoral, e pós-doutorado em Psicologia. Atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UniFor).

Márcia Cristina Maesso é professora do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília (UnB), orientadora no Programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da UnB, com pós-doutorado em Psicologia Clínica, doutorado e mestrado em Psicologia Clínica, além de especialização em Psicanálise e Linguagem.

Maria Lívia Tourinho Maretto é professora titular do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é coordenadora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, chefe do Departamento de Psicologia Clínica e coordenadora do Laboratório de Pesquisa Psicanálise, Saúde e Instituição (LABPSI), todo no IPUSP.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes