A valorização da produção científica no âmbito da universidade e a importância da preservação da história e da cultura regionais foram destacados pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, na solenidade de lançamento do livro “Nivaldo Maciel – Encontros de Vida e Arte”, pela Editora Unimontes. A cerimônia foi realizada na noite de sexta-feira (10/02), no auditório da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal), integrando as comemorações relativas ao cinqüentenário do ensino superior do Norte de Minas.

O professor João Canela salientou a importância do homem Nivaldo Maciel para a política e a cultura de Montes Claros e o acerto de se perpetuar a sua vida em livro para exemplo das gerações vindouras. “Temos que preservar os valores da terra”, disse o reitor. Ele lembrou, ainda, que a obra foi baseada em pesquisa desenvolvida no espaço acadêmico, “o que evidencia a relevância de sua ampla divulgação e valorização da investigação científica desenvolvida no âmbito da universidade”.

O reitor enfatizou também que “o lançamento do livro faz parte com muito orgulho das comemorações dos cinquenta anos da Universidade Estadual de Montes Claros”. Nesse particular, voltou a ressaltar as lideranças comunitárias que na década de 60 vislumbraram o futuro e plantaram a semente do ensino superior no Norte de Minas, destacando, dentre outros, o empresário e educador Luiz de Paula Ferreira.

Na oportunidade, o ex-reitor da Unimontes (2002-2010), professor Paulo César Gonçalves de Almeida, em cujas gestões foi realizada a pesquisa e editado o livro sobre a vida de Nivaldo Maciel, salientou que “a obra revela o quanto é importante que os alicerces regionais sejam mantidos no nosso imaginário coletivo”.

Raiana Maciel e Marta VerônicaO deputado estadual Luiz Henrique Maia Santiago ressaltou o valor histórico da produção da obra para a preservação da memória do político, seresteiro e cantador Nivaldo Maciel. Ele fez questão de frisar a importância da presença e atuação da Unimontes em todas as áreas nas regiões de abrangência. Já a presidente da Academia Montesclarense de Letras, professora Yvonne de Oliveira Silveira, também destacou a presença efetiva da universidade no desenvolvimento regional. Ela observou que “o livro Nivaldo Maciel – Encontros de Vida e Arte consagra o cantor e imortaliza o homem”, frisando que “a arte é o intelecto do ser humano”.

AGRADECIMENTOS – As autoras do livro, Marta Verônica Vasconcelos Leite e Raiana Maciel do Carmo, fizeram agradecimentos às pessoas e instituições que colaboraram na elaboração da obra e a sua importância para a preservação de valores regionais, como Nivaldo Maciel. Ao concluir a sua fala, a pesquisadora Raiana Maciel, que é neta do personagem principal da obra, arrancou aplausos da platéia presente ao concluir: “Como diria meu avô, aqui tá muito bom, mas eu vou ficar mais um pouquinho”.

Coube às professoras Ivana Ferrante Rebello e Raquel Helena de Mendonça e Paula promoverem a apresentação da obra. O lançamento do livro “Nivaldo Maciel – Encontros de Vida e Arte” transformou-se em festa ao final, com a apresentação musical de filhos e genros do personagem central da obra.

SERVIÇO

Livro: “Nivaldo Maciel – Encontros de Vida e Arte”

Autoras: Marta Verônica Vasconcelos Leite e Raiana Maciel do Carmo

Gênero: Biografia

Editora Unimontes

184 páginas

Preço: R$ 30,00

Onde encontrar: livrarias da cidade

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia