As transformações alcançadas nas comunidades camponesas do Semiárido de Minas Gerais, a partir de ações vinculadas à Educação do Campo, estão em destaque no livro “Opará e Jequi: os Vales e seus Saberes”, organizado por professores da Universidade Estadual de Montes Claros. O trabalho tem a parceria de representantes das populações tradicionais regionais, dos trabalhadores sem terra, agricultoras e camponeses, além de pesquisadores e docentes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), ligados à Licenciatura em Educação do Campo.

O trabalho será lançado de forma coletiva, no próximo dia 13, às 19 horas, no auditório do prédio 3 (CCET), no campus-sede da Unimontes, em evento aberto ao público em geral. A distribuição gratuita já acontece junto a algumas escolas públicas das comunidades camponesas do Norte de Minas para uso acompanhado pelo Laboratório em Educação do Campo (LabÉdoCampo/Unimontes) e, ainda, em Escolas “Família Agrícola” (EFA’s) regionais.

No Vale do Jequitinhonha, foi distribuído nos Institutos Federais e nas EFA’s. A primeira apresentação da obra aconteceu durante as tradicionais Festas de Agosto de Montes Claros, em evento no Solar dos Sertões, do Centro de Agricultura Alternativa, e no Encontro dos Educadores promovido pela Secretaria Municipal de Cultura.

ARTICULAÇÃO

Com 100 páginas, o livro foi produzido pela “Articulação por uma Educação do Campo no Semiárido Mineiro”, sob a responsabilidade do LabÉdoCampo: Identidade, Território, Agroecologia – da Unimontes. O projeto financiado pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt/2016), da Secretaria de Educação Superior (SESu) – Ministério da Educação (MEC).

Opara JequiInterno

A professora Magda Martins Macêdo, do Departamento de Educação da Unimontes, é uma das organizadoras da obra e explica que, a partir de uma linguagem didática, o trabalho reúne seis anos de trabalho coletivo, a partir de experiências e discussões no ambiente universitário e junto às entidades, movimentos sociais e instituições dos territórios semiáridos em Minas.

“O livro foi criado a partir da Oficina para a Produção de Materiais Paradidáticos, coordenada pela Rede de Educação do Semiárido Mineiro (RESAB), e financiada pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA)”, explica a professora. “Consideramos como uma comunhão de ideias e do esforço comum para apresentar as riquezas, belezas e características regionais”, acrescenta.

Outro ponto observado pelos autores está na apresentação de problemas, desafios e demandas observadas por estas comunidades nas últimas décadas, sob o ponto de vista da economia, desenvolvimento e Agroecologia. “Elaborado na perspectiva da Educação do Campo, Educação Contextualizada e da Convivência com o Semiárido, a obra propõe o reconhecimento e a valorização, pela escola, dos diversos conhecimentos e saberes tradicionais. É uma leitura crítica sobre a realidade regional e o modo de vida da mulher e do homem sertanejo, seja do campo ou da cidade”, finaliza a professora.

FICHA TÉCNICA

Livro: “Opará e Jequi: os Vales e seus Saberes”
Páginas: 100
Organizadores e autores: professores Magda Martins Macêdo (Departamento de Educação) e Cássio Alexandre da Silva (Departamento de Geociências)
Autores: professoras Naura Sthocco Silva e Renata Cristina Pereira Queiroz (Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais)
Consultoria: Professores Cláudia Luz de Oliveira, João Batista de Almeida Costa e Rômulo Soares Barbosa (Departamento de Política e Ciências Sociais)
Ilustrações: Professora Roberta Letícia Pereira Marques
Revisão: Professora Patrícia Tondinelli
Organizadores: Clebson Souza de Almeida e Ivy Higino Martins
Autores: Clebson Souza de Almeida (Poeta e Educador Popular); Custódio Camilo do Carmo (Agricultor, Educador do Campo e geraizeiro); Oscarino Aguiar Cordeiro (Agricultor e caatingueiro); Decanor Nunes dos Santos (Agricultor, Educador do Campo LECAMPO/UFMG), comunicador social; Dilma Vieira de Aquino Silva (Agricultora, assentada, Pedagoga do Campo/ Unimontes); Marcos Fernandes Silva (Agricultor, assentado MST; Magistério do Campo/ Unimontes); Osvaldo Samuel Costa Santos (Assentado MST, educador do Campo/ LECAMPO/UFMG), Ellen Vieira Santos (Geografia/Unimontes, setor Educação/Fetaemg), Valdecir Lopes Viana (LECAMPO/UFMG, CAV/Turmalina), Samuel Leite Caetano (História/Unimontes, CAA/NM), Maria Aparecida Afonso de Oliveira (Pedagogia/Unimontes; Projeto Escola da Terra SEE/MG e UFMG) e Sílvio da Silva (Agricultor)
Projeto Gráfico: Ivy F. Higino Martins

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