Será lançado na próxima sexta-feira (22/08), na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o livro “Biblioteca Universitária como Instrumento da Educação e Cidadania”. A solenidade está marcada para as 18 horas, na Biblioteca Central Professor Antonio Jorge, no campus-sede da Unimontes.

Publicado pela Editora Unimontes, o livro foi viabilizado a partir de parceria da diretoria da Biblioteca Universitária com os professores dos departamentos de História e de Educação – ambos vinculados ao Centro de Ciências Humanas (CCH). A obra tem como organizadores a bibliotecária Roseli Aparecida Damaso Messias Garcia (diretora da Biblioteca Universitária) e os professores João Olímpio Soares dos Reis e Filomena Luciene Cordeiro Reis. Conta também com 11 coautores, que são professores, pesquisadores e acadêmicos bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O livro narra a história e a evolução das bibliotecas da Unimontes, desde a criação dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas, na década de 1960. Destaca a implantação da Biblioteca Central Professor Antonio Jorge – inaugurada no campus-sede em 2000 – e a criação das bibliotecas setoriais dos demais campi da universidade no Norte de Minas, Noroeste do Estado e no Vale do Jequitinhonha.

A publicação também chama atenção para a importância da conservação do acervo das bibliotecas por parte dos usuários. O trabalho reúne ainda resultado de estudo sobre os fatores de degradação dos materiais bibliográficos da Biblioteca Central financiado com recursos da Fapemig.