Por iniciativa dos universitários dos três cursos de Medicina ministrados no município, Montes Claros sediará na primeira semana de novembro o I Congresso Norte-Mineiro de Saúde da Criança. Será nos dias 4 e 5/11, no espaço de eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (11ª Subseção – Bairro Ibituruna). As inscrições podem ser feitas até a manhã do primeiro dia do evento e podem participar alunos de cursos de áreas afins: Fisioterapia, Biologia, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Educação Física, dentre outros.

A organização envolve as ligas acadêmicas dos cursos de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), das Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte) e das Faculdades Integradas Pitágoras (FIP-MOC). Como objetivo principal, aprofundar os temas da área médica com atenção especial ao atendimento à criança.

A programação conta com palestras, mesa-redonda e apresentação de trabalhos científicos. A previsão dos coordenadores é de envolver cerca de 400 participantes na discussão de temas multidisciplinares como “Dislexia”, “Violência Infantil”, “Autismo”, Diabetes e Obesidade na Infância”, “Alergias Alimentares”, “Infecções Congênitas: Toxoplasmose e Sífilis”.

CONFIRA

O presidente nacional da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (Abenepi), Gustavo Valle, é um dos convidados para o evento, no qual abordará a “Síndrome Congênita do Zika Vírus”.

Integrado ao Congresso também serão realizados mais dois eventos: I Jornada Norte-Mineira de Neurologia e Psiquiatria Infantil, I Encontro Interdisciplinar da Abenepi – Norte de Minas e o I Simpósio de Transtornos de Aprendizagem: do Consultório à Sala de Aula.

A organização do evento é da liga Acadêmica Norte-Mineira de Saúde da Criança (Lansac-Unimontes), Liga Acadêmica de Pediatria da Funorte (Laped), Liga Acadêmica de Pediatria das Faculdades Integradas Pitágoras (Liap) e Liga de Saúde Mental (Unimontes). Tem, ainda, a participação de professores e coordenadores dos programas.

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feitas em duas lojas credenciadas: Livraria Nobel (Montes Claros Shopping Center) e L’Occitane (Shopping Ibituruna) ou com os integrantes da Comissão Científica de cada Instituição de Ensino. O primeiro lote de inscrições já foi encerrado. Há taxa de inscrição.

I Congresso Norte-Mineiro de Saúde da Criança
Inscrições: até o primeiro dia do evento
Datas: 4 e 5 de novembro
Local: Auditório da OAB – Montes Claros