A Liga Acadêmica Norte-Mineira de Ortopedia e Traumatologia (LANOT), vinculada ao Departamento de Clínica Cirúrgica do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), abre inscrições para a seleção de acadêmicos do curso de Medicina, matriculados entre o 2º e o 8º período, no semestre letivo de 2025, e que desenvolvam atividades discentes. O processo seletivo começa nesta sexta-feira (28/02) e segue até 20 de março. São oferecidas oito vagas, e os interessados devem preencher o formulário disponível no Google Forms, além de atender aos requisitos do edital.
Inscrição
No ato da inscrição será cobrada taxa de R$15,00, para fins de manutenção da Liga. O pagamento deverá ser efetuado via PIX [Chave (38) 9 9117-9002], com envio de comprovante pelo formulário de inscrição. Não haverá devolução da taxa de inscrição em quaisquer circunstâncias.
Os candidatos deverão enviar cópia dos seguintes documentos: comprovante de matrícula (disponível no Web Aluno), documento oficial com foto (como carteira de identidade ou similar) e comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Seleção, atividades e certificado
A seleção constará de prova de múltipla escolha (de caráter classificatório) com 25 questões, cada uma no valor de um ponto e total de 25 pontos, com temas relacionados a Anatomia, Fisiologia, Ortopedia e Traumatologia. A prova será realizada no dia 21 de março, com local e horário a serem divulgados posteriormente.
O início das atividades ocorrerá no dia 26 de março, às 19 horas, de forma presencial, em local a definir. A ausência na primeira reunião implicará a desclassificação automática do candidato aprovado.
Para receber certificado de participação, os acadêmicos deverão estar presentes nas atividades por 12 meses, com frequência mínima de 100%, em conformidade com o estatuto. O certificado será emitido pela Reitoria da Unimontes.
Membros efetivos da LANOT
Os acadêmicos selecionados serão membros efetivos da LANOT. Como tais, precisarão dispor de oito horas semanais, com atividades práticas de estágio extracurricular na Liga, que incluem plantões em pronto-socorro; reunião ou aula semanal para discussão de temas científicos; acompanhamento de cirurgias eletivas e de ambulatórios; organização de eventos e produção de textos científicos. Além disso,
deverão participar de no mínimo 75% das reuniões semanais, bem como ter 100% de presença no estágio extracurricular na LANOT; de atividades realizadas no pronto-socorro, bloco cirúrgico do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) e ambulatório de Ortopedia e Traumatologia do Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (CAETAN). Os membros efetivos ainda deverão participar de atividades científicas, extensionistas ou administrativas da Liga quando forem convocados. Será obrigatória a apresentação de pelo menos uma aula durante o período de participação da liga, com temas a serem definidos pela diretoria e participação na elaboração de trabalhos científicos desenvolvidos pelo grupo.