Fomentar o debate em busca de melhores práticas na perspectiva do Direito Ambiental como bem fundamental. Este é o principal objetivo do Congresso de Direito Ambiental, que será realizado em Montes Claros nos dias 13 e 14 de junho. A iniciativa é da União Brasileira de Advocacia Ambiental (UBAA), em parceria com outras instituições, entre as quais a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Um dos temas do Congresso em discussão será o licenciamento ambiental, envolvendo a questão das barragens e com a participação de renomados especialistas no assunto. As atividades estão programadas para o Salão de Eventos, da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Bairro Ibituruna.

No cronograma constam palestras e minicursos sobre temas como “Sistema Eletrônico de Licenciamento Ambiental em Minas Gerais”, “Licenciamento Ambiental Municipal” e “Resíduos Sólidos e Novas Perspectivas Econômicas”.

Os minicursos serão ministrados nos dois dias do evento, de 8 às 12 horas e de 14 às 17h30. As inscrições podem ser feitas pelo link.

Além da apresentação de experiências profissionais na área, o Congresso de Direito Ambiental tem como proposta fomentar o debate jurídico sobre temas de interesse comuns em meio ambiente, “promovendo um encontro entre pesquisadores, acadêmicos, sociedade, empreendedores, judiciário e profissionais cujas diretrizes ambientais são instrumentos de trabalho”.

No dia 13, às 19h20, logo após a solenidade de abertura, estará em discussão o tema “Licenciamento ambiental municipal: consórcios e instrumentos de cooperação da lei complementar”. O palestrante será o professor e advogado Alexandre Burmann, mestre em Avaliação de Impactos Ambientais e especializado em Direito Ambiental.

Às 20h40, será proferida a palestra “Gestão de Risco em Grandes Acidentes”, com abordagem do professor e advogado Werner Grau Neto, doutor em Direito Tributário Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP). Ainda no mesmo dia, às 21h40, haverá palestra “O que é Direito Ambiental”, pelo professor e doutor em Direito Ambiental Paulo de Bessa Antunes, autor de vários livros sobre o tema. A mediadora será a professora e advogada Adélia Alves Rocha, doutorando em Direito Ambiental, docente do curso de Direito da Unimontes, integrante da UBAA e uma das coordenadoras do Congresso.

No dia 14, ás 19 horas, a abertura dos trabalhos será feita pelo professor do curso de Direito da Unimontes e juiz de Direito Marcos Antonio Ferreira. Às 19h20, será ministrada a palestra “Impasses do Direito na Gestão das Águas no Brasil”, pelo professor Alexandre dos Reis Magrinelli, mestre em Sustentabilidade Econômica e Ambiental.

Às 20 horas, o tema de debate será “Política Nacional de Resíduos Sólidos: desafios e oportunidades para os municípios”, com abordagem pela professora Direito Ambiental Rita Maria Borges Franco, mestre e doutora em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica ((PUC/SP).

Encerrando a programação, às 21h30, será discutido o “Licenciamento Ambiental: incidência sobre análise de risco ou mera análise de impactos ambientais? Reflexos sobre a dinâmica de regularização de barragens de mineração”. A questão será abordada pelo advogado e professor Ricardo Carneiro, mestre em Direito Ambiental, Minerário e Energia. O mediador será o promotor Paulo César Vicente de Lima, da Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Rio São Francisco.

SERVIÇO
Congresso de Direito Ambiental
Dias: 13 e 14 de junho
Onde: Salão de Eventos da OAB
Inscrições pelo site AQUI

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco