, que a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promoverá nestas quinta e sexta-feira (dias 25 e 26/09) no campus-sede. A organização é do departamento de Comunicação e Letras (Centro de Ciências Humanas) e do Mestrado Profissional em Letras e integra a programação oficial do Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão da Unimontes (8º FEPEG).

Por meio de pesquisas desenvolvidas no âmbito do programa, juntamente com os estudos que serão apresentados por professores de instituições convidadas, o evento estabelece um espaço de debate e reflexão sobre o ensino da língua portuguesa no ensino fundamental. Além de docentes, egressos e mestrandos da Unimontes, participam convidados das Universidades de Campinas, Federais da Paraíba e de Pernambuco, Institutos Federais de São Paulo e do Norte de Minas e das Faculdades Integradas Pitágoras (FIP-MOC).

Na programação, as mesas redondas “O Trabalho Docente na Diversidade” e “Gêneros Textuais e Identidade Leitora: Abordagens Teórico-Práticas”; e as conferências “Como Utilizar as Ferramentas Digitais na Prática Pedagógica” e “As Práticas Discursivas que Circulam no Processo de Formação dos alunos do Curso de Letras”.

E ainda quatro grupos de trabalho: “Práticas Sociais e Ensino da Leitura e da Escrita”, “Variação Lingüística e Ensino”, “Literatura e Ensino” e “Multiletramento no Ensino Fundamental”.

OFICINA

Paralelamente, o departamento de Comunicação e Letras e o mestrado profissional em Letras organizam a Oficina “Português como Língua Estrangeira: Planejar e Fazer a partir da Imagem do Outro”, com a professora Rejane Cristina de Carvalho Brito, da Universidade de Campinas (Unicamp) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

A atividade propõe a elaboração de materiais didáticos que contemplem o ensino da língua portuguesa, “além da educação dos falantes nativos”. A carga será de 10 horas/aula, com atividades de 19 às 22 horas (quinta) e de 15 às 18h30 (sexta). A taxa de inscrição é de R$ 25,00. Mais informações pelo telefone (38) 3229-8416 e na secretaria do mestrado profissional em Letras: sala 71, prédio 2, campus-sede.