A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) assinou convênio de cooperação técnico-cientifica com a Universidade Nice Sophia Antipolis, sediada em Nice, na França. A parceria foi viabilizada a partir de articulações desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras/Estudos Literários e vai possibilitar o intercâmbio de professores e acadêmicos e o desenvolvimento de atividades conjuntas pelas duas instituições.

Conforme o professor Elcio Lucas, do Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários, o convênio firmado com a Universidade de Nice resulta do trabalho voltado para a internacionalização das atividades de ensino, pesquisa e extensão do mestrado. “Há muito tempo que a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários tem buscado manter contatos e diálogos com instituições universitárias de outros países, entre elas, a Universidade Nova – de Lisboa, a Universidade de Salamanca (Espanha) e a Universidade Nice Sophia Antipolis, no intuito de estabelecer convênios de cooperação interinstitucional”,  relata o professor Elcio Lucas.

Ele ressalta que, como resultado desse esforço, em 2013 a Universidade Nova, de Lisboa, acolheu para pós-doutoramento dois professores do  programa de pós-graduação Stricto sensu  da Unimontes. A Universidade de Salamanca convidou outros dois docentes para ministrarem aulas na graduação naquela instituição como professores-visitantes, entre fevereiro e maio deste ano.

Agora, observa, com o convênio firmado com a Universidade de Nice, “as oportunidades de intercâmbio interinstitucional do nosso mestrado vão se expandir para além da Península Ibérica, passando a dialogar com os estudos e pesquisas em cultura brasileira desenvolvidos em território francês”.

foto2

Professor Elcio Lucas do Programa de Pós-Graduação em LetrasEstudos Literários

O professor Elcio Lucas informa que o  próximo passo será o de traçar planos de trabalho conjuntos entre o Mestrado em Letras/Estudos Literários e o departamento de Estudos em Língua Portuguesa da Universidade Nice Sophia Antipolis, coordenado pela professora Armanda Bouzy, “com o estabelecimento de atividades conjuntas em diversas áreas de atuação: intercâmbio de docentes e discentes da pós-graduação e da licenciatura, atividades conjuntas de pesquisas e suas aplicações, publicações, visitas técnicas, convites a professores e palestrantes visitantes e promoção conjunta de eventos internacionais”.

Ele ressalta que a expectativa é que a parceria com a instituição francesa venha proporcionar resultados altamente positivos para os professores da Unimontes, estimulando também  o crescimento da pesquisa. “ Esperamos que uma maior mobilidade internacional nos ciclos de pesquisas, estudos e publicações originados no Mestrado em Letras/Estudos Literários da Unimontes resulte no aumento quantitativo e qualitativo da produção e das atividades acadêmicas de seus professores e mestrandos, com impacto positivo para a formação de pesquisadores melhor qualificados, decorrente da experiência internacional que essa ação certamente possibilitará” assegura. –

Ainda segundo o professor do mestrado em Letras/Estudos Literários, a iniciativa deverá contemplar também professores de outras áreas. “Como o convênio de cooperação ora assinado foi estabelecido na esfera das instâncias máximas das duas universidades, qualquer curso de licenciatura, graduação e pós-graduação da Unimontes poderá propor planos de trabalhos com áreas afins da citada instituição francesa para o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa, ensino e extensão. Ou seja, não somente o Programa de Pós-Graduação em Letras será beneficiado com esse acordo interinstitucional”, conclui.

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia