Com apresentação do teatro de bonecos, exibição de vídeos educativos, exposições e distribuição de brindes foi aberta oficialmente, na tarde dessa terça-feira (17/04), a programação da XI Semana do Livro Infantil – “Era uma vez… Contos, Fábulas e Lendas Populares” –, da Universidade Estadual de Montes Claros. O reitor João dos Reis Canela presidiu a solenidade e evidenciou a leitura “como um dos hábitos mais saudáveis, seja qual for a idade”.

Cerca de 300 visitantes participaram das atividades, entre alunos e professores de escolas públicas do ensino médio de Montes Claros. No mesmo dia, pela manhã, crianças entre 5 e 7 anos, do Centro Educacional Crescer, acompanharam as oficinas de leitura e desenhos, além de narrativas de histórias infantis.

Crianças em oficinas de desenhosEm mensagem aos jovens estudantes, o reitor João Canela observou que os avanços tecnológicos como a internet, ao invés de “competir com os livros”, devem ser aliados à prática da leitura. Por sua vez, a diretora da Biblioteca Universitária, Roseli Aparecida Damaso Messias Garcia, fez a apresentação dos objetivos da mostra, entre os quais a divulgação de obras da literatura infanto-juvenil. As pró-reitoras adjuntas de Pesquisa e Pós-Graduação, Thalita Thyrsa Almeida Santa Rosa, e Jiulliane Leite Ferreira, respectivamente, acompanharam a solenidade.

PROGRAMAÇÃO

A Semana do Livro Infantil – “Era uma vez… Contos, Fábulas e Lendas Populares” que a Unimontes promove pela 11ª vez consecutiva é alusiva às comemorações do dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil (2/04) e Dia Nacional do Livro Infantil (18/04). As atividades prosseguem até o próximo dia 20, pela manhã e à tarde, na Biblioteca Central Professor Antonio Jorge, no campus-sede. Na exposição, livros e personagens de Monteiro Lobato e Hans Christian Andersen, autores que estão entre as maiores referências da literatura infantil no mundo.

Na sexta-feira (20/04), às 9 horas, haverá, também, apresentação de teatro infantil do 5º ano da Escola Estadual Doutor Antonio Augusto Veloso, com a peça “O Tesouro da Emília”, alusiva à produção de Lobato.

Estudantes Thaís Muniz e Victor Hugo Dantas

Além da equipe de servidores da Biblioteca, a organização dos trabalhos conta com o envolvimento de professores e acadêmicos de Artes Visuais, História e Letras. O professor Elton José de Loures, do curso de Letras/Espanhol, por exemplo, promoveu a apresentação teatral de bonecos inspirada em personagens populares da cultura regional. O trabalho é fruto de uma parceria entre a Unimontes e o grupo Giramundo (BH).

APRENDIZADO

Professor Elton José de LouresEstudante do 3º ano da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro e participante do programa Poupança Jovem, Victor Hugo Dantas Guimarães, aprovou a experiência na Biblioteca da Unimontes. “Além de enriquecer o seu vocabulário e aprender mais sobre culturas, o livro ajuda as pessoas a si compreenderem socialmente”, disse o estudante de 17 anos que, em 2011, leu 50 livros. Adepto da poesia, ele quer se tornar calouro do curso de Biologia da Unimontes no próximo processo seletivo.

Embora tenha maior simpatia pela matemática, já que quer se tornar acadêmica do curso de Engenharia Civil na Unimontes, Thaís Muniz Melo quis acompanhar a solenidade de abertura da XI Semana do Livro Infantil. Sobre a leitura, acompanha desde livros a jornais e revistas e tenta conciliá-los com os estudos preparatórios para o vestibular. “Já cheguei a ler 50 livros em um ano e três em outro. Tento conciliar, mas recomendo sempre ter um livro por perto”, disse a aluna da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro que é também atendida pelo Núcleo de Atividades para a Promoção da Cidadania (NAP), programa de extensão da Unimontes com aulas de reforço para estudantes da rede pública.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia