A estrutura funcional da Universidade Estadual de Montes Claros passa a contar com a carreira de médico universitário. No dia 26 de junho, foi publicada no Diário Oficial “Minas Gerais”, a Lei Estadual n.º 21.333/2014, sancionada pelo governador do Estado, Alberto Pinto Coelho, que cria o cargo para o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Unimontes.
A lei autoriza a criação de 201 cargos e os profissionais vão atuar em pelo menos oito áreas do HUCF: Bloco Cirúrgico, Pronto Socorro, CTI Neonatal, CTI Adulto, Pediatria, Ortopedia, Obstetrícia e Anestesiologia – dentre outras.
O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela considera a lei como “um dos maiores feitos da Universidade para a situação funcional na saúde”. E adiantou que esta foi apenas uma etapa concluída: “os esforços continuam para que os demais profissionais da área de saúde sejam contemplados na mesma proporção”.
Ele ressaltou o trabalho e empenho da direção do HUCF e da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) junto à Seplag para o bom andamento do processo. Antes da sanção do governador, a proposta foi aprovada – em primeiro e segundo turnos – pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Ainda de acordo com o reitor João Canela, a lei terá como grande efeito a ação estruturadora para a função de médico universitário, com a adequação de um plano de carreira específico, que concilie o trabalho assistencial e a docência. O benefício cumpre as escalas pactuadas pelo Hospital, da urgência/emergência até às especialidades que a unidade possui.
O preenchimento das vagas será mediante concurso público, cujo cronograma será definido em ação conjunta da Universidade com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).