Servidores, pacientes e acompanhantes do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Unimontes, vivenciaram uma experiência diferente nesta sexta-feira (24/7), com a apresentação do cantor e compositor Laurinho Karnielly. A novidade integra o Projeto “Café Musical”, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho e Humanização (GTH) da unidade.
Artista há 27 anos e com três CDs gravados, Laurinho se apresentou voluntariamente e levou ao público interno clássicos da Música Popular Brasileira e da música regional. Encantou os presentes. “Esta foi a primeira vez que tive a oportunidade de fazer parte de uma iniciativa do HUCF. Sempre me convidaram, mas a agendas não se encaixavam. Hoje, enfim, consegui e foi muito bacana. Fazer este tipo de trabalho enriquece a alma. Pretendo voltar mais vezes”, descreveu o artista.
UMA VEZ POR MÊS
Adilson Cardoso, servidor integrante do GTH e coordenador da atividade, afirma que, pelo menos uma vez por mês, o HUCF receberá um cantor regional como convidado no âmbito do projeto “Café Musical”. Segundo ele, o artista promove a interação, pois se apresenta não somente em um lugar do Hospital.
“A ideia é passar por vários pontos do Hospital onde seja possível se apresentar: refeitório e outros lugares com espaço. O objetivo é interagir com paciente, com os cuidadores e o próprio servidor. Percebi que todos ficaram animados”, explicou Adilson Cardoso, ao associar a iniciativa à musicoterapia.
“Um trabalho como este usa a música e os seus elementos – som, ritmo, melodia e harmonia – para a reabilitação física, mental e social de indivíduos ou de grupos. Usamos a música para auxiliar no tratamento dos pacientes”, conclui.
APROVADO
A cozinheira Lucília Camargo acompanha um idoso no HUCF. Ela se diz encantada com a apresentação. “Que maravilha! É alegria para todos nós e ficou a impressão de que nem estamos num hospital. Música é o melhor remédio. Cantei muitas canções e fiquei mais feliz”, enaltece o trabalho.
Fagner Felipe tem 27 anos e está há 14 dias internado no HUCF. Ele que sempre canta numa Igreja da cidade chegou a pedir o violão o artista e, emocionado, cantou várias músicas. “Fiquei muito feliz, pois gosto muito de cantar. Adoro música”, afirma. Quem quiser contratar o músico, o contato é (38) 9102-2434.