“Estava no centro de Montes Claros quando vi o pessoal da campanha e resolvi fazer o teste. Foi neste momento que descobri que tinha o câncer de próstata e, rapidamente, recebi ajuda para o encaminhamento médico. Assim, foi possível tratar a doença. Fico agradecido por ter diagnosticado rápido e ter condições de conseguir a cura, graças à campanha Novembro Azul”. O depoimento é do repentista Milton Gonçalves de 67 anos, que, ao lado de outros homens que foram acometidos pela doença, participaram do lançamento oficial da campanha “Novembro Azul”, nessa terça-feira (10/11). 

O movimento é uma parceria inédita entre a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer – Padre Tiãozinho. A solenidade de abertura foi realizada no auditório Mário Ribeiro da Silveira, no prédio 6, do campus-sede, com acadêmicos, professores, profissionais de saúde, voluntários e autoridades. 

Siga a Unimontes nas mídias sociais

DSC 1085  cópia

CURADO Repentista Milton Gonçalves, 67, fez o tratamento e hoje tem uma vida saudável (Fotos: Andrey Librelon/Unimontes)

“Estamos felizes em ter a Unimontes como parceira, pois a Universidade como produtora de conhecimento e de pesquisa cumpre o papel de ajudar e mobilizar uma campanha tão importante como esta”, disse a médica oncologista Príscila Miranda Soares, presidente da Associação Presente. “O câncer de próstata mata muitos homens e no Norte de Minas é ainda mais preocupante, pois há um alto nível de óbitos. Por isso, precisamos urgentemente ir além do “Novembro Azul” e mudar essa realidade”. 

CULTURA

“Não podemos simplesmente assistir a esta triste realidade e não adotar uma cultura de prevenção e atenção à saúde. A Unimontes e a Associação Presente querem bem mais que ações no “Novembro Azul”. Queremos atrair mais parceiros para mobilizar nossa região e reduzir os casos de câncer de próstata”, enfatizou o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.

Já o vice-reitor, professor Antonio Alvimar Sousa, ressaltou que é preciso criar a cultura da saúde preventiva. “Os homens precisam deixar a resistência de lado e se cuidar mais para que a doença seja diagnosticada a tempo e seja possível tratar”, disse.


>> VEJA MAIS IMAGENS DO LANÇAMENTO 
 

Um vídeo com depoimentos de celebridades foi apresentado durante o lançamento da campanha. O material foi produzido pelo Instituto Lado a Lado – uma organização da sociedade civil de interesse público com sede em São Paulo que desenvolve projetos e apoia ações voltadas para a humanização da saúde e atenção integral ao cidadão. O instituto abraça várias causas como o “Setembro Dourado”, “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”.

Após o lançamento oficial foi realizada palestra com o médico urologista Conrado Leonel Menezes, que falou sobre a prevenção do câncer de próstata. Segundo o especialista, 20% dos casos são detectados pelo toque e quando diagnosticado a tempo as chances de cura chegam a 90%.

Mais informações em www.novembroazul.com.br

PROGRAMAÇÃO 

A campanha “Novembro Azul” envolve várias ações de saúde ao longo do mês como oferta de testes gratuitos de PSA, palestras, distribuição de materiais e blitz educativa em diversos locais de Montes Claros. A proposta é atingir o maior número de homens e sensibilizar para a importância em fazer o exame preventivo e diagnosticar o mais rápido possível.  

DSC 0936

REFERÊNCIA Presidente da Associação Presente, Príscila Miranda Soares ao lado do reitor João dos Reis Canela e vice-reitor, Antonio Alvimar Souza

No dia 25 (manhã e tarde), haverá uma ação preventiva contra o câncer de próstata na Central de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte), numa iniciativa da Unimontes, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão/ Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), em parceria com o Hospital Dilson Godinho e a Loja Maçônica Vigilantes do Norte. 

No dia 26, às 19h30, será ministrada palestra sobre os cuidados recomendados para se prevenir a doença, no Espaço Maçônico, na Avenida Major Alexandre Rodrigues, ao lado da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP). 

Nos dias 27 e 28 de novembro, será realizado o 7º Encontro de Prevenção ao Câncer, Promoção à Saúde e Cuidados Paliativos. Organizado pela Associação Presente, o evento será voltado para profissionais da saúde e estudantes e a qualquer interessado, com uma intensa programação e renomados palestrantes, referências para a área no país. As inscrições já estão abertas e custam R$ 40 para acadêmicos e R$ 80 para não acadêmicos. 

Ainda dentro da programação do Novembro Azul, no dia 29, a mutirão de triagem e prevenção fará um atendimento especial nas dependências do Parque Municipal Milton Prates. E no dia 30 de novembro, será promovida outra palestra educativa sobre a prevenção do câncer de próstata, na sede da Associação Presente, no Bairro Canelas. O tema será abordado pelo médico urologista Farley Carneiro Silva. Durante o evento, serão realizados exames gratuitos do tipo PSA como prevenção e o diagnóstico da doença. Durante todo mês, haverá uma campanha de divulgação, com a venda de camiseta e pins (laço azul alusivo à campanha), com renda revertida para o custeio das ações de prevenção e diagnóstico precoce promovidas pela Associação Presente.

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia