Será realizada nesta segunda-feira (09/09), no auditório da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (antiga Escola Normal), a solenidade de abertura do Congresso e do 10º Fórum Biotemas na Educação Básica, promovidos pela Universidade Estadual de Montes Claros. A organização é do departamento de Estágios e Práticas Escolares, com a participação de professores, acadêmicos dos cursos de licenciatura e bacharelado, assim como de alunos das escolas públicas.

Uma das atrações do Fórum/2013 será o lançamento do livro “A Letra e a voz da Extensão: Projeto Biotemas”, produzido pela Editora Unimontes. A obra reúne artigos (inéditos e publicados) e relatos de experiências de participantes das edições anteriores do Biotemas.

A organização do livro é das professoras Luzimara Silveira Brás Machado, Maria Generosa Ferreira Souto e Raquel Inês Castro de Oliveira, também com participação do acadêmico Leonardo Tadeu Nogueira Palhares. O lançamento será coordenado pelo diretor da Editora Unimontes, professor Antônio Alvimar de Souza.

A novidade desta edição do Congresso e do 10º Fórum Biotemas na Educação Básica é a inclusão no projeto dos alunos das primeiras séries do Ensino Fundamental (1ª a 5ª). São parceiros as escolas estaduais Professor Plínio Ribeiro, Dulce Sarmento e Clóvis Salgado, e as Faculdades Santo Agostinho, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI), Faculdades Pitágoras de Montes Claros (FIP MOC), Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“O fórum de Biotemas é um espaço de construção coletiva entre as diversas áreas do conhecimento e possibilita o diálogo entre a Universidade e a Educação Básica”, disse a professora Luzimara Machado. Para ela, o evento representa para a educação “um momento privilegiado de divulgação e difusão dos conhecimentos acadêmicos científicos e culturais”, mas também proporciona a discussão de temas ligados às ciências, à tecnologia e às produções técnico-científicas, troca de experiência e inovação.

A programação estabelece palestras, minicursos, oficinas e exposições, além de Mostra de Profissões e agenda cultural. As atividades serão realizadas nas instituições parceiras, com o envolvimento de aproximadamente 4,5 mil alunos das escolas públicas, inclusive, dos estudantes beneficiados pelo projeto de reforço escolar do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Unimontes.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia