A Universidade Estadual de Montes Claros tem como um de seus compromissos permanentes a valorização e o incentivo à cultura regional. Dentro desse princípio, a instituição promoverá o projeto “A Gosto da Unimontes”, entre os dias 15 e 21 deste mês, no Casarão da Fafil, localizado na parte histórica da cidade e que futuramente abrigará o Museu do Norte de Minas. A programação acontecerá no mesmo período das centenárias Festas de Agosto.

O evento visa o resgate e a divulgação da cultura regional a partir da ótica das produções de professores, investigadores científicos e acadêmicos, com a apresentação de pesquisas, shows musicais, exibição de documentários, exposições de fotografias, de pinturas e de livros da Editora Unimontes, oficinas de arte visuais e de teatro. Parte do acervo do Museu do Folclore, administrado pela Universidade, também será exposto durante o evento, como vestuários e adereços de grupos folclóricos.

“Com esta promoção multicultural, que traduz integralmente o potencial da instituição, a Unimontes insere a produção acadêmica, o talento e a criatividade no contexto das festas de Agosto”, observa o reitor João dos Reis Canela. Ele destaca que “a cultura regional faz parte da genética da Universidade”. Por isso, “nada mais justo que o primeiro “A Gosto da Unimontes” acontecer dentro das festividades de agosto, como contribuição científica à tradição e valorizando esse momento densamente cultural de nossa região”.

PROGRAMAÇÃO

“Todos os programas e projetos institucionais vinculados às artes serão levados para o Casarão da Fafil”, explica a professora Marina Ribeiro Queiróz, pró-reitora de Extensão. As salas do prédio centenário serão transformadas em 17 espaços temáticos, com atividades das 8 às 22h30, em todos os dias de evento.

A abertura oficial do “A Gosto da Unimontes” acontecerá no próximo dia 15, às 9 horas, com um café colonial no próprio Casarão, seguido do lançamento da programação oficial, show com o grupo Roda de Choro. No dia 16, à noite, a apresentação será do Coral Universitário.

“A Unimontes passa a promover mais uma ação de grande importância para a valorização da mais expressiva manifestação popular de Montes Claros”, destaca a professora Maria Elvira Curty Romero Christoff, coordenadora de Extensão Cultural. Na sua avaliação, o projeto “divulgará o vasto campo cultural e acadêmico produzido pela Universidade, compartilhando as ações do ensino, pesquisa e extensão com a comunidade”.

SÍMBOLO

A construção do antigo Casarão da Fafil teve início em 1886, na rua Coronel Celestino, 75. Foi inaugurado em 19 de janeiro de 1889 e, a partir de 1965, abrigou a então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), primeira unidade de ensino superior do Norte de Minas. Há dois anos, o prédio foi totalmente restaurado, com o apoio do Governo de Minas, sendo recuperadas e resgatadas as características originais do prédio.