Obra de autoria de professor italiano, visitante da instituição norte-mineira

Foi realizada na noite de terça-feira (11/06), no Museu Regional do Norte de Minas (MRN), o lançamento do livro “Em defesa da pesquisa qualitativa: desenho, análise e textualização”, publicado pela Editora Unimontes em parceria com o Laboratório de Pesquisas Qualitativas Interdisciplinares em Saúde (LabQuali). A Obra é de autoria do Professor Doutor Mario Cardano, da Universidade de Turim (Itália), que participa de atividades na Universidade Estadual de Montes Claros como professor visitante do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde.

O lançamento contou com participação do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, da diretora da Editora Unimontes, professora Maria Clara Maciel; da pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso; e dos pró-reitores de Pesquisa (professora Beatriz Rezende Marinho da Silveira) e de Pós-Graduação (professor Daniel Coelho de Oliveira), e da diretora de Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA, professora Claudiana Aparecida Leal de Araújo. Estiveram presentes ainda a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e do LabQuali, professora Cristina Andrade Sampaio, professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos.

O professor Mario Cardamo e o vice-reitor da Unimontes, Dalton Caldeira Rocha – Foto: Neto Macedo / Ascom Unimontes

O vice-reitor Dalton Caldeira Rocha ressaltou a importância do lançamento do livro, da atuação do professor Mario Cardoso e da parceria com a universidade italiana. “Aqui nesse prédio surgiu a nossa universidade, que continua vivendo momentos como este, que contribui para os avanços por parte da comunidade científica norte-mineira e internacional. Isso é uma prova de que estamos antenados com os novos conhecimentos e técnicas disponíveis para o fomento da pesquisa, cada vez mais ampliada no meio acadêmico”.

O livro do professor da Universidade de Turim, cujo título original (em inglês) é “Defending Qualitative Research: Design, Analysis and Textualization”, foi traduzido pelo professor doutor Leonardo Neves Correa. A obra se constitui em contribuição acadêmico-científica para quem já desenvolve ou pretende desenvolver pesquisas por meio de abordagem qualitativa.

Em linguagem acessível, o autor centra-se nas fases da pesquisa qualitativa, que antecedem e seguem o trabalho de campo: desenho, análise e textualização.

Cardano explica, na parte Agradecimentos, que o livro de 275 páginas resulta de suas atividades docentes nas aulas de Métodos Qualitativos no mestrado em Sociologia das minhas universidades (Turim) e nos seminários que realizo com os alunos de doutorado em Sociologia e Metodologia da Pesquisa Social, mantida em parceria pela Universidade de Turim e pela Universidade de Milão. “Testei muitas ideias apresentadas aqui com esses alunos, recebendo feedbacks valiosos para melhor defini-las”, destacou.

A Editora Unimontes é vinculada à Universidade Estadual de Montes Claros e funciona no segundo andar do Prédio 4, no campus-sede. Visite o site:  editora.unimontes.br.

Uniopen – Unimontes recebe 3,8 mil alunos do ensino médio
Unimontes criou um novo curso de Cinema e Audiovisual.
Fachada do CEPT Unimontes
Unimontes abre 8 vagas para supervisores de cursos técnicos em diversas cidades
Núcleo de Investigação Socioambiental da Unimontes realiza visitas a comunidades tradicionais do Médio São Francisco junto com ex-vice-procuradora da República, docente da UnB
1° Mostra de Ensino e Extensão da Cultura Africana