Trabalho da jornalista Ana Carolina Ferreira resultou de curso de mestrado em História da Universidade

Na noite de segunda-feira (13/9) ocorreu o lançamento do livro “Elas fizeram a História e a Notícia – as pioneiras nas ondas do rádio e da TV (Norte de Minas – 1979 a 1997), de autoria da jornalista Ana Carolina Ferreira, que escreveu a obra como resultado de dissertação do mestrado em História concluído na Unimontes, em 2019.

O lançamento foi realizado no espaço da Livraria Nobel, no Montes Claros Shopping Center, onde a autora autografou a obra, obedecendo o distanciamento e  os protocolos preventivos contra a transmissão do Novo Coronavírus (Covi-19). Participaram do evento o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, e a vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu, entre outros convidados.

Na oportunidade, a jornalista Ana Carolina formalizou ao reitor e à vice-reitora os agradecimentos pelo apoio recebido na Unimontes para a realização do mestrado e para a elaboração da dissertação que resultou no livro, e aproveitou o momento para entregar exemplares da obra para composição do acervo da Biblioteca Central Professor Antônio Jorge.

A dissertação teve como orientadora a professora doutora Cláudia de Jesus Maia, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História (PPGH) da Unimontes, que também participou da solenidade de lançamento.

A autora agradeceu o acolhimento que recebeu por parte dos professores do Programa de Pós-Graduação em História. “Agradeço esse acolhimento, principalmente, por não ter feito uma graduação em História. Sou muito grata à Unimontes”, afirmou a jornalista e mestre, que, atualmente, trabalha na TV Globo Minas, em Belo Horizonte.

O pioneirismo de mulheres na comunicação

Conforme explica a jornalista Ana Carolina,  o livro (Editora Pacco Editorial) apresenta uma “reconstrução do passado”, mostrando como foi a vinda da primeira emissora de televisão para a região, a antiga TV Montes Claros (atual Intertv Grande Minas/afiliada Rede Globo) e a consolidação da antiga Rádio Sociedade. A história é contada sob a ótica das mulheres pioneiras na comunicação radiofônica e televisada de Montes Claros: Vanda Gonçalves (Radio Sociedade), Ligia Maria Rocha Tupy, Marina Queiroz e Rosângela Silveira (TV Montes Claros).

Das quatro pioneiras na comunicação regional, três estiveram presentes no lançamento da publicação: Marina Queiroz (que também é professora aposentada da Unimontes), Rosângela Silveira e Vanda Gonçalves. “O livro atende tanto público acadêmico, que faz pesquisas sobre a história das mulheres e sobre questão de gênero, como as pessoas que não pertencem ao mundo acadêmico e que têm curiosidade em relação ao jornalismo e à comunicação no Norte de Minas e no próprio Brasil, pois conta com abordagens nacionais. Enfim, é um livro eclético”, esclarece a autora.

“As questões de gênero ficam muito evidentes na pesquisa que fizemos. Por outro lado, a pesquisa também mostra o quanto a vinda de uma emissora de TV foi importantíssima para o desenvolvimento de uma região. Mostra como isso ocorreu”, salienta. A autora explica que uma das curiosidades apresentadas pela obra é o impacto da chegada da antiga TV Montes Claros, inaugurada em 14 de setembro de 1980. Ela descreveu esse impacto ao ter acesso a cartas que telespectadores enviaram para a então recém-inaugurada emissora de TV. As correspondências foram guardadas por Marina Queiroz.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba