Dentro das comemorações oficiais dos 50 anos de existência da Universidade Estadual de Montes Claros, foi realizado na noite dessa quinta-feira (21/06), no Casarão da Fafil, o lançamento da Coletânea Cinquentenário do Ensino Superior do Norte de Minas, com 10 títulos organizados pela Editora Unimontes. Paralelo ao evento, o público acompanhou a abertura da exposição de Artes “ECO ART”, com 25 obras em serigrafia da Coleção Bozano doadas ao acervo da instituição.
A solenidade foi presidida pelo reitor João dos Reis Canela com a participação da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida e representantes da administração superior e da comunidade, imprensa e convidados. A apresentação da Camerata de Violões e da solista Cristiane Franco abriu o evento. Galeria de fotos
“Celebramos mais uma página na história da Unimontes, construindo de maneira bem peculiar o conceito de academia, centro de geração do conhecimento. A coleção de publicações alusiva aos 50 anos de nossa universidade apresenta registros para a prosperidade”, destacou o reitor João dos Reis Canela. “A Editora Unimontes é um terreno fértil de concepções, tendências e ideias aos talentos regionais que produzem o conhecimento”, completou o reitor.
Por sua vez, o coordenador da Editora Unimontes, Antonio Alvimar de Souza, destacou a importância da Coletânea para a universidade e o esforço despendido para a sua elaboração, “uma vez que a iniciativa resgata em livros a história da instituição”. Ele salientou, também, que a coleção é uma mostra da produção no âmbito da Unimontes em todas as áreas do conhecimento.
HOMENAGEM
Em seguida, foi feita uma homenagem in memoriam ao professor congolês Waway Kimbanda, falecido no ano passado, “e que emprestou o seu talento à universidade”. Ele é autor do livro “Religião: Identidade e Diálogo”, que integra a Coletânea do Cinquentenário. O diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), professor Antonio Wagner Veloso Rocha, fez a leitura do “Poema a Waway Kimbanda”, de sua autoria. Galeria de fotos
O ex-reitor da Unimontes no período de 1989-2002, professor José Geraldo de Freitas Drumond, fez a saudação ao público em nome de todos os autores de livros na Coletânea. “Feliz a decisão em escolher este local [Casarão da Fafil] para este lançamento. Eis um lugar que evoca os primeiros passos de nossa universidade quando, em 1962, a Fundação Educacional Luiz de Paula aninhou a então Fundação Norte-mineira de Ensino Superior (FUNM), hoje Unimontes”, depôs.
Na sequência, o autor de cada obra e seus representantes receberam uma caixa personalizada com os 10 títulos da Coletânea, assim como os representantes de escolas da rede estadual de ensino e de instituições da sociedade civil organizada, entre as quais a Academia Montesclarense de Letras, Academia Feminina de Letras, Centro Cultural Doutor Hermes de Paula, Colégio Marista São José, Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, Colégio Imaculada Coração de Maria Berlaar, Coordenadoria Municipal Promoção da Igualdade Racial e Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.