O Laboratório Multiusuário de Doenças Infecciosas e Parasitárias (LADIP), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), coordenou, no último dia 16 de junho, o evento “Uma Só Saúde em Ação: Vigilância da Doença de Chagas e Leishmanioses”. A iniciativa foi promovida em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e as secretarias municipais de Saúde; Educação; e de Meio Ambiente, Bem-Estar Animal e Sustentabilidade, sendo realizada na Escola Municipal Francisco Athayde, localizada no povoado de Claraval, zona rural de Montes Claros.

A proposta teve como objetivo promover a educação em saúde a partir do conceito de “Uma Só Saúde”, que integra os cuidados com a saúde humana, animal, vegetal e ambiental.

As atividades foram organizadas pelos acadêmicos do 5º período do curso de Ciências Biológicas, Licenciatura, da Unimontes, matriculados na disciplina de Parasitologia. A programação contou com o apoio do LADIP e de discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS).

Ações lúdicas e educativas

Segundo a professora Thallyta Maria Vieira, coordenadora do LADIP, o evento incluiu diversas atividades lúdicas e educativas, abordando temas como o ciclo das doenças, formas de transmissão, identificação de vetores e parasitos, além de fatores de risco, sintomas, tratamento, prevenção e controle da doença de Chagas e das leishmanioses.

Ainda de acordo com a docente, a iniciativa reforçou a importância do trabalho interdisciplinar e da aproximação entre universidade e comunidade, por meio da disseminação do conhecimento e da promoção de práticas integradas de saúde.

Programação diversificada

A programação incluiu a apresentação dos projetos que serão desenvolvidos pelo LADIP na comunidade, como Cuida Chagas e TriatoChat. Também participaram do evento integrantes do projeto Saúde aos Montes, com ações voltadas à promoção do bem-estar e da saúde.

A comunidade local também foi contemplada com atendimentos odontológicos realizados pelo Odontomóvel, que proporcionou cuidados bucais acessíveis, e com a oferta de vacinas previstas no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Vacimóvel.

Houve ainda vacinação antirrábica para cães e gatos, testes rápidos e sorológicos para leishmaniose visceral, além de atividades de educação ambiental, com foco na relação entre a degradação do meio ambiente e seus impactos diretos na saúde humana e animal.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes