O anfiteatro da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebe, nesta quinta-feira (5/12), às 19h30min, a ópera “La Serva Padrona”. O evento integra a quarta edição do Projeto “Música na Unimontes”, iniciativa do Grupo PET Artes Música. A comédia é aberta a todos os públicos e tem entrada gratuita. Na sexta-feira, a apresentação acontece às 9h, também com entrada franca.

A ópera tem direção do músico e produtor cultural mineiro Francisco Mayrink. Dono de extenso currículo, Mayrink foi diretor da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e diretor de Promoção Artística da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, em Belo Horizonte, sua cidade natal. Na área da direção cênica de espetáculos líricos, trabalhou como assistente de Tisuka Yamasaki, Fernando Peixoto, Juarez Cabello, Elvécio Guimarães e Bibi Ferreira. Ele assina a direção de mais de cem montagens.

Sobre o espetáculo

“La Serva Padrona” é uma ópera italiana que surgiu em 1733 como um intermezzo – apresentação curta que acontecia nos intervalos das obras principais. Composta por Giovanni Battista Pergolesi, logo começou a ofuscar os grandes números e a inspirar outras óperas bufas.

A trama, que acontece em dois atos, gira em torno de uma serva, Serpina, que deseja ser patroa por meio do casamento com seu patrão Uberto. Para isso, induz o mudo Vespone, também servo, a participar dos planos dela.

O elenco é formado pela coordenadora do Projeto “Música na Unimontes”, professora Maria Odília de Quadros Pimentel, no papel de Serpina; pelo professor Roberto de Oliveira Júnior, no papel de Uberto; e por João Victor Carvalho, no papel de Vespone.

“Por ser uma obra simples e cômica, “La Serva Padrona” agrada o público mesmo que não esteja acostumado a esse tipo de peça musical, além de servir como entretenimento acessível a pessoas que, geralmente, não acompanham as atividades propostas pelo curso de Música da Unimontes”, acredita a professora Maria Odília.

Trata-se, na verdade, de uma proposta de democratização da arte musical no ambiente universitário, visando promover performances musicais em espaços comunitários do campus-sede.

Maria Odília de de Quadros Pimentel

Em sua primeira edição, o Projeto “Música na Unimontes” teve como atração um recital de piano. Na segunda etapa do projeto, o público apreciou um musical inspirado nos shows da Broadway (Nova York). Na terceira edição, o destaque foi o evento “Noite Vintage”, uma combinação de música moderna com a música “Vintage” (antiga).

Relacionadas

Unimontes realiza VI Workshop de Biotecnologia
Exposição ArteFé – Magia do Natal movimenta Museu da Unimontes
Unimontes anuncia processo seletivo para contratação de professores
Unimontes lança edital de monitoria voluntária no curso de Medicina
Professora da Unimontes vira exemplo na superação da gagueira
Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Unimontes já atendeu mais de 40 mil pessoas