o X Encontro Regional de Geografia: “Região: Crises Contemporâneas e Recursos Humanos”. Será entre os dias 26 e 28/11 com atividades no campus-sede em comemoração aos 50 anos de implantação ao primeiro curso de Geografia do Norte de Minas.

A iniciativa é do departamento de Geociências e da coordenação didática do curso de Geografia. Além dos acadêmicos da graduação o encontro envolverá o mestrado em Geografia implantado neste ano pela Unimontes. Na programação haverá mesas redondas espaços de diálogos e conferências sobre “saúde pública”, “recursos hídricos” e “aquecimento global”, dentre outros temas.

As inscrições para a apresentação de trabalhos científicos no evento já estão abertas e podem ser feitas até o dia 31 de outubro, na sede do departamento de Geociências: sala 19, prédio 2 (Centro de Ciências Humanas (CCH), no campus-sede. Os contatos também podem ser feitos pelo email: depto.geociencias@unimontes.br.

EIXOS – Para a produção de trabalhos, foram estabelecidos quatro eixos temáticos a partir do tema central do evento: “Formação Profissional, Ensino da Geografia e Educação Ambiental”, “Meio Ambiente, Geotecnologias Problemas/Soluções”, “Espaço Geográfico Socioeconômico, Político E Cultural” e “Espacialidades Urbanas e Rurais Contemporâneas”.

Da comissão organizadora do Encontro, a professora Marina Brandão Carneiro explica que o evento acontece a cada dois anos e tem o caráter científico, técnico e cultural, com o objetivo de reunir professores, pesquisadores e estudantes da área de Geografia de diversas partes do Estado e do País, juntamente com representantes de instituições

“Estabelecemos oportunidades para a discussão de temas ligados à realidade socioeconômica, ambiental, cultural e do ensino da geografia no Norte de Minas e no contexto geral”, completou a professora. Também coordenadora geral, a professora Anete Marília Pereira destaca que o 10º ERG também possibilita a valorização de experiências vividas, o confronto de teorias, a aproximação de grupos de pesquisa, a divulgação de idéias e a atualização do conhecimento profissional.

Os trabalhos científicos, técnicos ou culturais poderão ser inscritos nas modalidades “espaços de diálogos e práticas (EDPs)”, “trabalhos completos” ou “resumos expandidos”. Para cada modelo serão aceitos até dois trabalhos, um como autor e outro como coautor. Os trabalhos devem apresentar resultados de pesquisas concluídas ou em andamento.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia