Com o percentual de 76,54%, os jovens entre 18 e 25 anos são a maioria entre candidatos do 2º Processo Seletivo 2013 da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que realizaram as provas neste domingo (09/06), em dez cidades mineiras. Dos 8.314 candidatos, 6.327 estão nesta faixa etária, segundo dados da Comissão Técnica de Concursos (Cotec).
O relatório indica que entre os concorrentes estão pessoas entre 14 e 64 anos. “Os mais novos, entre 14 e 16 anos, são treinantes, assim como alguns estudantes que completaram 17 anos recentemente”, explica o presidente da Cotec, professor Reinaldo Marcos Batista Teixeira. Os menores de 18 anos representam o segundo maior índice de concorrentes, com 11,83% do total de inscritos.
Já os candidatos acima de 41 anos representam 1,53% dos concorrentes no 2º Processo Seletivo 2013.Candidata ao curso de Ciências Econômicas, Camila Barbosa é da cidade de Brasília de Minas, tem 17 anos e fez as provas no campus-sede como treinante. Ela considerou a prova de Língua Portuguesa bem elaborada. “Exigiu um raciocínio maior”, analisou a estudante, que diz conhecer “o estilo das questões dos exames da Unimontes”, já que também tenta uma vaga pelo vestibular seriado da Unimontes (PAES).
Pedro Oliveira, de Mato Verde, tem 17 anos e pela primeira vez realizou as provas na Unimontes como treinante ao curso de Medicina.
Aluno da segunda série do ensino médio, até o final do ano de 2014, ele pretende participar de mais três vestibulares na Unimontes e em outras instituições para adquirir “bagagem”. Nessa primeira experiência, mesmo que esteja na metade do ensino médio, disse que gostou das provas, mas considerou as questões “de Biologia e Química mais puxadas”.