Jovem bolsista do CNPq é premiada no Caldeirão do Hulk

No primeiro episódio de 2014 do quadro Jovens Talentos de Luciano Hulk, a jovem pesquisadora e bolsista Júnior do CNPq, Nayrob Pereira, ficou em primeiro lugar e recebeu a quantia de R$ 30 mil reais

No sábado (08/03) ocorreu o primeiro episódio da nova temporada do quadro, Jovens Inventores, no programa Caldeirão do Hulk. A premiada deste episodio foi à estudante de biologia Nayrob Pereira, de 17 anos, com sua “invenção” batizada de “Veneno do Escorpião”. A jovem pesquisadora descobriu uma substância presente no veneno do escorpião amarelo, que pode ser utilizada como antibiótico no tratamento da picada do artrópode. A “inventora” faturou a quantia de R$ 30 mil reais.

Nayrob iniciou sua carreira na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011, após uma visita programada da escola aos laboratórios do Instituto Butantan. No ano seguinte, a estudante conquistou uma das bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (MCTI/CNPq).

Em 2013, foi premiada na 11ª da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE 11), com o projeto: “Uma nova função da neurotoxina TsTXK-beta no veneno do escorpião Tityus serrulatus”. “Eu não sei bem como descrever a sensação de ter ouvido meu nome no momento da premiação, Foi um dos melhores momentos da minha vida”, relembra a estudante. Com este projeto Nayrob conquistou o quarto Lugar em Biochemis (Bioquímica) na premiação geral da feira internacional: “The Intel International Science Engineering Fair (Intel ISEF)”, realizada nos EUA, desde 1950.

O Programa De Iniciação Científica Júnior (PIBIC) foi criado pelo CNPq para despertar nos jovens o gosto pela ciência, e motivá-los na escolha profissional por carreiras científicas e tecnológicas.

Coordenação de Comunicação Social do CNPq
com informações da FEBRACE e ABRIC