Foram prorrogadas para o dia 5 de setembro as inscrições para o I “Educ@r Game”, que acontece entre os dias 1º a 25 de setembro, no campus-sede. Por meio da Unimontes, o evento é organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Digitais na Educação, o objetivo é mobilizar o público a participar de uma maratona que crie e desenvolva jogos digitais para o universo educacional. Vale lembrar que a programação oficial tem início no dia 2 de setembro.

Podem participar estudantes, professores da educação básica, acadêmicos dos cursos de licenciatura e bacharelado, professores de educação superior e profissionais de Tecnologia da Informação. De acordo com o regulamento, os participantes deverão se organizar em grupos – que receberão o nome de “clãs”. Cada clã será composto por, no mínimo, por três e no máximo sete integrantes. Além de desenvolver jogos, haverá palestras com discussões sobre a temática principal. O tema é “O Uso dos Jogos Digitais no Processo de Aprendizagem”.

“O evento atende às necessidades de estudantes da educação básica e universitários, bem como professores que desejam aperfeiçoar o processo de ensino aprendizagem a partir do desenvolvimento de games”, destaca a coordenadora do Educ@r Game”, professora Fábia Magali Santos Vieira.

ESPECIALISTAS

Para o evento, a Unimontes convidou três especialistas que se debruçarão sobre assuntos atuais e pertinentes ao tema central. Entre os quais está a professora Eliane Schlemmer, doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e que atua com Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Metaversos – Mundos Digitais Virtuais em 3D, Games e Gamificação, Agentes Comunicativos, Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Metodologia de Projetos. Ela apresentará o tema “Gamificação do Processo Ensino-aprendizagem”.

Com conhecimento em empreendedorismo em ensino e aprendizagem, o psicólogo e empreendedor na área educacional e o professor Antônio Ramos apresentará aos participantes a Plataforma Fazgame, da qual é co-autor. Trata-se de um software de criação de games educacionais.

Outro convidado para a programação é o professor Marcelo Miranda, mestre em Ciências da Educação pela Universidade portuguesa de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e que atua como professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais em Pirapora. Em sua abordagem, destaque para o tema “Gamificação e Letramento Digital”.

Coordenadora do Núcleo Educar, mestre e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Fábia Magali também é pesquisadora e será uma das quatro protagonistas nos debates do evento. Segundo ela, a interação com o público focará o ambiente virtual Educ@r Game”.

OBJETIVO

O objetivo do I Educ@r Game” é promover o desenvolvimento digital que apóie o fortalecimento do uso dos jogos educacionais digitais de forma interativa e desafiadora. São apoiadores a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Life e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

A promoção é do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais e do Centro de Ciências Humanas (CCH).

SERVIÇO
I Educ@r Game
Programação: entre 1º e 25/9
Contato: (38) 3229-8009 | educar@unimontes.br
Local: Sala 9, Prédio 2

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia