Cerca de 1,2 mil pessoas prestigiaram a entrega dos prêmios; dentre os homenageados pela pró-reitora Marina Queiróz o assessor-chefe da Unimontes, Felipe Gabrich (acima)
“A missão da Universidade Estadual de Montes Claros é de proporcionar a integração regional, a mesma virtude que o esporte tem a honra de nos oferecer nesta premiação”. A observação foi feita pela pró-reitora de Extensão da Unimontes, Marina Ribeiro Queiroz, ao presidir a solenidade de entrega do IX Troféu Bola Cheia/Unimontes (Prêmio Marcelino Paz do Nascimento), nessa terça-feira (29), no Automóvel Clube de Montes Claros. Na oportunidade, ela representou o reitor João dos Reis Canela.
Cerca de 1,2 mil pessoas acompanharam a cerimônia, na qual foram homenageados 48 técnicos e atletas de todas as modalidades com competições regulares relativas a 2010 e concedidos outros 13 méritos de reconhecimento às ações e resultados de atletas, equipes e instituições que projetaram a cidade e o norte de Minas nos cenários estadual e nacional. O diretor Victor Felipe Oliveira e o levantador Rodrigo Gennaro Leme (Rodriguinho), do time de vôlei do Montes Claros/Funadem, foram anunciados ao final da solenidade como a personalidade e o atleta do ano, respectivamente. A escolha foi definida através de eleição pela imprensa especializada.
“Enaltecemos essa promoção como exemplo de força, determinação e dedicação para as gerações futuras”, completou a professora Marina Queiroz. A mesma opinião foi compartilhada pelo idealizador do Troféu, desportista Denarte D’Ávila. “Esta é uma festa para todos, na qual valorizamos cidadãos e atletas”, observou.
Também foram homenageados, dentre outros, o jornalista Felipe Gabrich, assessor-chefe de Comunicação Social da Unimontes pelos 47 anos de profissão; a atleta paraolímpica Fabrícia de Souza, campeã estadual e nacional de atletismo pela APAE/Montes Claros; o projeto “Raias do Futuro”, que contempla 500 crianças e adolescentes carentes na natação; e o Funorte Esporte Clube, pelo acesso da cidade à 1ª Divisão do Campeonato Mineiro após 12 anos.
EXEMPLO PARA O BRASIL
Os ex-jogadores José Carlos Bernardes, atualmente técnico no departamento de futebol internacional do Cruzeiro; Valdir Benedito, assessor parlamentar; e Marques de Abreu, deputado estadual e presidente da Comissão de Juventude, Esportes e Lazer da Assembléia Legislativa, participaram da solenidade. “Vejo o Troféu Bola Cheia/Unimontes como um exemplo para todo o Brasil ao valorizar bons exemplos do esporte, independente da modalidade. O bom atleta, independente do que ele faz e do título que tenha, é reconhecido em qualquer lugar”, disse o deputado.
Ainda durante a solenidade, a Unimontes, a Funadem e a coordenação do Troféu Bola Cheia prestaram uma homenagem ao ex-vice-presidente da República e Doutor Honoris Causa da Universidade, José Alencar Gomes da Silva, falecido nessa terça-feira (29). A cerimônia contou, ainda, com as presenças do delegado-chefe da Polícia Federal, Fernando Bonsack; do secretário municipal de Juventude, Esportes e Lazer, Antonio Eustáquio Gomes; do presidente da Câmara Municipal, Valcir Soares da Silva; da universitária e garota Funorte EC, Alessandra Mendes; e de Marcelino Neto, representando a família do homenageado.
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é uma das parceiras oficiais da promoção. Na manhã de ontem, em reunião no campus-sede, o reitor João Canela destacou o troféu esportivo-social – em sua 10ª edição – como parte integrante das comemorações oficiais pelos 50 anos de existência da Unimontes, a serem completados em maio de 2012.
Desde sua criação, o troféu recebe o nome do ex-jogador e técnico Marcelino Paz do Nascimento (in memoriam), homenagem da comunidade a um dos ícones do esporte de Montes Claros de projeção nacional. Ele foi jogador do Atlético Mineiro e do Flamengo nos anos 50 e 60, mas também ficou eternizado pelo combate aos riscos sociais, em trabalhos com crianças e jovens em equipes de base.