O projeto Doutores do Riso integra as ações de humanização do Hospital Universitário Clemente de Faria (Divulgação)

O debate das ações voltadas à melhoria das condições de trabalho e à humanização do sistema operacional de saúde será o tema do IV Seminário do Grupo de Trabalho e Humanização, que a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizará nesta sexta-feira (18), no Hospital Universitário Clemente de Faria. O tema para 2011 é “Humanização, Trabalho e Saúde”, com atividades no auditório do HU, a partir das 7 horas: palestras, mesas redondas e atrações musicais.

A atividade inicial será coordenada pela consultora de Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde, Ana Rita Trajano, seguida de debates coordenados pelo psicólogo Daniel Gabarra, da Assessoria da Política de Estado de Humanização, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Às 14 horas, haverá apresentação de relatos de experiências em humanização em hospitais do Norte de Minas, mesas de conversação e exposição sobre o tema com os especialistas Tereza Peixoto e Alberto Mezaque, também da SES/MG. Em seguida, “Café Musical” e apresentação de teatro. As atividades serão concluídas com mesas-redondas, rodas de conversação, depoimentos sobre os desafios do setor.

O Hospital da Unimontes é referência nacional no atendimento humanizado. Detém os títulos de reconhecimento como os de “Hospital Amigo da Criança” (Unicef) e “Maternidade Segura” (Ministério da Saúde). Entre os seus projetos na área estão a Comissão de Assistência à Saúde Ocupacional (Caso), Terapia da Beleza, com a oferta de serviços de cabeleireiro, manie pediàs pacientes e acompanhantes; e o HU em Casa, pioneiro no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado, que permite a internação domiciliar de pacientes em situação estável.

E ainda: Capelania Hospitalar, Centro de Acolhida aos Familiares em Luto – CEL, Assistência às Vítimas de Violência, Alimentando Esperanças, Doulas, Mãe-Canguru, Programa de Ginástica Laboral, Doutores do Riso, Assistência Materno-infantil, Escola Pedagógica Ciranda pela Vida (para o acompanhamento das crianças internas) e Ouvidoria.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia