Com apresentações em quatro bairros de Montes Claros, já a partir desse fim de semana, o espetáculo “Iroko Pequi: A árvore Sagrada” traz ao público em geral o trabalho do Grupo Olho de Gato. A companhia, formada por professores, egressos e acadêmicos do curso de Teatro da Unimontes, sobe ao palco nos Bairros Morada da Serra, neste sábado (1º/9), Maracanã/Alterosa (2/9), Monte Carmelo (08/09) e no Centro (09/09).

A entrada para os espetáculos é gratuita. Os ingressos são distribuídos a partir das 19 horas, nos locais definidos. A classificação é 14 anos. A iniciativa é financiada pelo Sistema Municipal de Incentivo à Cultura, da Prefeitura, e faz parte do projeto Gato no Quintal.

A peça “Iroko Pequi: a Árvore Sagrada” é inspirada em lendas brasileiras (Quilombola e Indígena) sobre a origem do fruto do Pequi e consiste em um processo de criação cênica e dramatúrgica colaborativa. O tema do discurso cênico (texto, trilha sonora, cenografia, iluminação figurinos e adereços) tem como fio condutor a descoberta da origem do chamado “ouro do cerrado”.

O enredo relaciona vários elementos que compõem as cenas, numa estória que associa personagens das lendas, memórias, registros vivos do povo sertanejo em relação à cultura do pequi, construindo um drama de ficção acerca dos mistérios do surgimento do pequizeiro e seu fruto.

Além das apresentações, a programação teatral prevê também experimentações cênicas nos dias 1º/9 e 8/09, de 9 horas ao meio-dia. Outras informações pelo telefone (38) 9.9131-0865.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia