Raciocínio rápido e empreendedorismo “nas veias”. Tudo indica que a paixão por empreender vem de berço na família dos irmãos Marcos Borges da Silva, acadêmico do 2º período de Ciências Biológicas (bacharelado), e Haroldo Borges da Silva, do 2º período de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros. Os “brothers” avançaram para a segunda fase do Desafio Sebrae/2015 – cuja primeira etapa foi virtual. O ranqueamento é baseado na pontuação dos jogos e simuladores de empreendedorismo. 

No resultado preliminar divulgado no início da semana, os irmãos Borges apareciam no topo do ranking mineiro, que é baseado nas pontuações máximas conforme a resolução correta de problemas. Haroldo Borges da Silva está na segunda posição e Marcos Borges vem no 9º lugar entre os mineiros. Por força do regulamento, a natureza do projeto não pode ser divulgada, como forma de se evitar plágios. 

“A primeira etapa é regionalizada e foi bastante concorrida. Mas o desafio nos motiva a empreender e também desperta o interesse para que a gente tenha o próprio negócio”, articula o acadêmico Haroldo Borges. São cerca de 60 mil universitários inscritos no Desafio, que conta com a participação de todos os estados brasileiros. 

Segunda etapa

A segunda etapa acontece em Belo Horizonte, sendo que as atividades serão distribuídas em duas fases eliminatória e final, que consiste na apresentação das equipes a uma banca de jurados. “Nosso objetivo é apresentar o melhor projeto”, propõe Marcos Borges. 

Conforme cronograma do Sebrae-MG, as próximas etapas são presenciais, sendo uma em Belo Horizonte e, em seguida, a final nacional. Na etapa presencial nacional, serão 40 participantes mais bem colocados de cada unidade federativa: os 35 mais bem classificados no Ranking Ciclo e os cinco mais bem classificados no Ranque Histórico. 

São concedidos os seguintes prêmios para alunos: a) viagens nacional e internacional; b) mochila para notebook ou item similar como tema do “Desafio Universitário Empreendedor”; c) item com o tema de jogos; d) smartphone; e) tablet; e f) troféu. 

Desafio

O Desafio Universitário Empreendedor é uma competição nacional de caráter educacional desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Estimular atitudes empreendedoras e preparar jovens universitários para os desafios do mercado, capacitando, desenvolvendo e aprimorando habilidades corporativas nos participantes.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia