A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) investe R$ 1 milhão na aquisição de novos equipamentos para distribuição do sinal de Wi-Fi. A expectativa é que a iniciativa proporcione ampliação do alcance, capacidade e velocidade de acesso à rede sem fio de internet. Os serviços estarão disponíveis a partir do próximo semestre letivo, em fevereiro de 2025, conforme informações da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da universidade.

Além disso, a Unimontes também está realizando processos licitatórios para a instalação de banda larga em todas as suas unidades, com prioridade para os campi externos (fora de Montes Claros), além da Policlínica do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), o Museu Regional do Norte de Minas (MRNM) e o Centro de Educação Profissional e Tecnológico (CEPT).

Outra ação é a implantação de conexões de alta velocidade por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), visando garantir maior estabilidade e minimizar o risco de interrupções no acesso à internet no campus-sede.

Segundo o professor Eduardo Diniz, diretor da DTI, “a expansão da infraestrutura de rede contribuirá para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, colaboração entre os membros da comunidade acadêmica, acesso a recursos educacionais online e a otimização das atividades técnico-administrativas”.

Acesso ao Microsoft 365

A Unimontes também disponibilizará acesso gratuito ao pacote Microsoft 365 para professores, estudantes e servidores.

A plataforma inclui ferramentas para otimizar a comunicação, colaboração e produtividade no ambiente acadêmico, como e-mail institucional, armazenamento em nuvem de até 100 GB, além de aplicativos do pacote Office (Word, Excel, PowerPoint e Teams).

Os professores, estudantes e servidores que fizerem a solicitação poderão criar um e-mail institucional com o domínio @edu.unimontes.br e acessar suas contas via Outlook, utilizando qualquer dispositivo conectado à internet. Além disso, a plataforma permite colaboração em tempo real, criação de equipes virtuais, videoconferências e edição simultânea de documentos. Para obter o serviço, os interessados devem preencher um formulário de solicitação disponível no site da universidade.

O professor Eduardo Diniz destaca que a medida melhorará a comunicação entre a comunidade acadêmica, além de aumentar a produtividade por meio de ferramentas colaborativas e integradas.

“O acesso aos serviços pode ser feito de qualquer dispositivo com conexão à internet, proporcionando flexibilidade nas atividades acadêmicas”, conclui o professor.

Serviço

A criação de contas deve ser solicitada pelo endereço sirefe.unimontes.br/login, a partir de 16/12. O processamento das solicitações pode levar até 7 dias.

Quaisquer dúvidas podem ser enviadas para a DTI pelo e-mail dti@unimontes.br ou pelo telefone (38) 3229-8125.

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